Pandemia e infodemia nas mídias: análise da desordem informacional no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76506

Palavras-chave:

COVID-19, Infodemia, Desordem informacional, Fake news, Twitter

Resumo

Introdução: Este artigo analisa como se desenvolve a infodemia nas mídias sociais, com enfoque no Twitter. Método: Por meio de estudo exploratório, realiza-se pesquisa bibliográfica conceitual para a compreensão de como se dá a infodemia. Parte-se, então, para análise de estudos acerca da infodemia concomitante à pandemia de COVID-19 no âmbito do Twitter, tanto em perspectiva geral quanto voltados para o Brasil. Resultados: Observa-se que não há conceito definitivo de fake news na literatura da área, embora haja elementos em comum. Nota-se que o conceito de fake news se insere nos tipos de informação que compõem a desordem informacional. Há estudos que verificam que o espalhamento de informações falsas no Twitter se dá de forma muito rápida, enquanto outros concluem que isso não há diferença no espalhamento de informações verdadeiras e falsas. Independentemente disso, observa-se um grande número de postagens sobre a pandemia feitas no Twitter. No cenário brasileiro, os estudos analisados apresentam divergências, mas há a constatação de que o Brasil passa pelo fenômeno da infodemia. Conclusão: A infodemia é um fenômeno perceptível no Brasil e no mundo e não deriva apenas de notícias falsas, mas sim de todo tipo de informação. As mídias sociais, inclusive o Twitter, são plataformas propícias para a circulação rápida de informações. É importante o desenvolvimento de mais pesquisas nacionais, desenvolvidas em consonância com os acontecimentos locais, para a consolidação de uma análise da infodemia no Brasil que capte as peculiaridades do cenário brasileiro.

Biografia do Autor

Pietra Vaz Diógenes da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área Comunicação, Produção Normativa e Multimedialidade. Pesquisadora do Observatório para a Qualidade da Lei da UFMG.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva, P. V. D. da. (2020). Pandemia e infodemia nas mídias: análise da desordem informacional no Twitter. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 148–159. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76506

Edição

Seção

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Artigo