Open Journal Systems

Evolução biológica versus Filo Cnidária: panorama dos últimos 10 anos (2010 – 2019) no Nordeste do Brasil

Bruno Michael da Silva Pereira, Mayara de Farias

Resumo


Introdução: a temática Evolução Biológica permeia transversalmente todas as áreas do conhecimento das Ciências Biológicas. Ainda assim, é carente de respostas que conectem o nosso presente ao passado, principalmente quando os objetos de estudo são invertebrados, pelo fato do difícil registro das estruturas morfofisiológicas desses organismos. Metodologia: o presente estudo buscou realizar um levantamento na literatura científica brasileira na Google Acadêmico dos últimos 10 anos (2010 – 2019) a respeito de estudos em Evolução relacionados ao filo Cnidaria, no Nordeste do Brasil, utilizando cinco search strings previamente pensadas para condução da busca sobre o tema sugerido. Resultados: foram encontrados 839 documentos e apesar da variação de palavras, depois da triagem, apenas 16 trabalhos foram computados. Trabalhos que tinham como áreas de conhecimento: Paleobiologia, Taxonomia integrativa, Biologia Molecular e Filogeografia. Nos trabalhos encontrados, Anthozoa foi a Classe de Cnidaria mais representativa. Oestado de Pernambuco teve a maior contribuição de estudos para a região. Conclusão: ainda que a busca tenha sido de trabalhos dos últimos 10 anos (2010 – 2019), os resultados dão um panorama parcial do real problema que é a falta de estudos que abranjam o tema Evolução, quando se trata de cnidários na região Nordeste do Brasil. Não se exclui a possibilidade da existência de outros trabalhos nesse período, mas com os instrumentos de busca utilizados os resultados demonstraram, mesmo que superficialmente, uma problemática geral, carente de estudos e novos pesquisadores com interesse pela temática, para que as demandas dos conhecimentos da área sejam supridas.


Palavras-chave


Revisão sistemática. Literatura científica. Operadores booleanos

Texto completo:

PDF

Referências


Brusca, G. J. & Brusca, R. C. (2007). Invertebrados (2. ed.) Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan.

Daly, M. et al. (2007). The phylum Cnidaria: A review of phylogenetic patterns and diversity 300 years after Linnaeus. Zootaxa, 1668, 127–182.

Futuyma, D. J. (2009). Biologia evolutiva (3. ed.). Ribeirão Preto: Funpec.

Oleques, L. C., Bartholomei- Santos, M. L., & Boer, N. (2011). Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Ensenanza de Las Ciencias, 10(2), 243-263.

Pigliucci, M. (2009). An extended Synthesis for Evolutionary Biology. The Year in Evolutionary Biology. Annals of the New York Academy of Sciences, 1168, 218-228.

Ridley, M. (2006). Evolução (3. ed.). Porto Alegre: Artmed.

Silva, R. P. et al. (1997). Para pensar e ensinar a teoria da Evolução. In: Anais do I Encontro Nacional em Ensino e Pesquisa de Ciências. Águas de Lindóia, SP: ENEPC.

Silva, C. S. F. et al. (2009). Propostas de uma estratégia didática para o ensino de evolução biológica no ensino médio. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: ENPEC.

Tidon, R. & Vieira, E. (2009). O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. Com Ciência, 107.

Villa-Branco Júnior, V. B. E. (2000). Prática e Teoria de Evolução para professores do ensino médio. In: Anais do VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: FEUSP.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75584

Apontamentos

  • Não há apontamentos.