Open Journal Systems

Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19

Priscila Fabiane Farias, Leonardo da Silva

Resumo


Introdução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação.


Palavras-chave


Podcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo Crítico

Texto completo:

PDF

Referências


Burdick, J., & Sandlin, J. A. (2010). Inquiry as answerability: toward a methodology of discomfort in researching critical public pedagogies. Qualitative Inquiry, 16(5), 349–360. doi: 10.1177/1077800409358878.

Crookes, G. (2013). Critical ELT in action: foundations, promises, praxis. New York, NY: Routledge.

Chun, C. W. (2019). The intersections between critical pedagogy and public pedagogy: Hong Kong students and the Umbrella Movement. In M. E. López-Gopar (Ed.), International Perspectives on English Language Teaching (pp. 79–99). Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan.

Fundação Carlos Chagas. (2020). Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Recuperado de https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1

Farias, P. F., & Silva, L. (2020). “I’m Gonna Leave You With The Backlash Blues”: uma análise acerca da concepção do ensino de Língua Inglesa da base nacional comum curricular sob o viés da Pedagogia Crítica. Revista e-Curriculum, 18(1), 137-157. doi: 10.23925/1809-3876.2020v18i1p137-157

Freire, P. (1970). Pedagogy of the Oppressed. New York: The Continuum International Publishing Group Inc.

Hooks, B. (1994). Teaching to transgress: education as the practice of freedom. New York: Routledge.

Shor, I. (1992). Empowering education: Critical teaching for social change. Chicago: University of Chicago Press.

Silva, L., & Farias, P. F. (no prelo). Ensino em tempos críticos: as implicações de um podcast sobre ensino para a promoção do diálogo crítico e da práxis docente.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.