Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76147

Palavras-chave:

Podcast, Pedagogia Crítica, Pedagogia Pública, Diálogo Crítico

Resumo

Introdução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação.

Biografia do Autor

Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil

Bacharel e Licenciada em Letras/Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Inglês: Estudos Linguisticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio doutoral pela University of Hawaii - Manoa, como bolsista Capes/Fulbright. É Professora Adjunta A1 lotada no Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Linguística Aplicada Crítica, Pedagogia Crítica, Letramento Crítico, Aprendizagem e Ensino e Formação de Professores. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa.

Leonardo da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Florianópolis, SC, Brasil

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São José. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC) com concentração em Estudos da Linguagem. Mestre em Estudos Culturais pelo mesmo programa e Licenciado em Letras/Inglês e Literaturas (UFSC). Tem experiência no ensino de língua inglesa e de português como língua estrangeira, e seus interesses incluem: a abordagem baseada em tarefas, a Pedagogia Crítica no ensino de línguas, e questões de identidade (raça, classe, gênero, sexualidade, deficiência, geração) nos campos da Literatura e da Linguística Aplicada

Referências

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Silva, L., & Farias, P. F. (no prelo). Ensino em tempos críticos: as implicações de um podcast sobre ensino para a promoção do diálogo crítico e da práxis docente.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Farias, P. F., & Silva, L. da. (2020). Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 229–233. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76147

Edição

Seção

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Short Paper