Estágio supervisionado em época de COVID-19: experiência da Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76155Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Biblioteconomia, Unochapecó, Coronavírus, Pandemia Covid-19.Resumo
Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas.
Referências
Alves, M. A. M. (2013). Estágio: utopia ou realidade? a
experiência da coordenação de estágio da escola de biblioteconomia da unirio pratica training: utopia or reality? the
experience report of practical training coordination of the
library science course at unirio. Revista ACB, 18 (1), 829–
Recuperado de http://hdl.handle.net/20.500.11959/
brapci/76700
Bedin, J. (2020). [Plano de aula da disciplina de Estágio
supervisionado do Curso de Biblioteconomia a Unochapecó.
Chapecó.
Brasil. (2008). Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008.
Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília,
DF, 26 de set. de 2008. Recuperado de https://www.planalto
.gov.br/ccivil_03/_ato2007-10/2008/lei/l11788.htm
Fujino, A., & Vasconcelos, M. d. O. (2011). Estágios:
reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do
profissional da informação. CRB8 Digital, 4 (1). Recuperado
de http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9686
IDEO. (2017). Design Thinking para bibliotecas: um toolkit
para design centrado no usuário. São Paulo: IDEO. Recuperado
de https://tonarede.org.br/wp-content/uploads/
/09/Design-Thinking-para-Bibliotecas-Toolkit.pdf
Ministério da Educação. (2001). Diretrizes Curriculares
Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia,
Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais,
Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.
Parecer CNE/CES n. 492, de 04 de julho de 2001. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília,
DF, 09 jul. 2001. Seção 1, Parte 50. Recuperado
de http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/
atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes?id=12816
Ministério da Educação. (2020). Portaria no 544, de 16
de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas
presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a
situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e
revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020,
no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jun. 2020.
p. 62. Recuperado de https://www.in.gov.br/web/dou/-/
portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872
Pimenta, S. G. (2003). Estágio, trabalho e educação. In
Relatório do ii encontro nacional estágios, ensino superior e
mercado de trabalho: Perspectivas para o futuro. São Paulo:
ForGAD.
Rodrigues, M. E. (2002). A pesquisa como princípio educativo
para a formação de profissionais de informação. In
M. L. P. Valentim (Ed.), Formação do profissional da informação
(p. 89-101). São Paulo: Polis.
Universidade Comunitária da Região de Chapéco. (2017).
Conselho Universitário. Resolução no 062/CONSUN/2017.
Aprova a alteração do regulamento de estágios curriculares
obrigatório e não obrigatório do curso de biblioteconomia
(bacharelado – modalidade de educação a distância). Atos
oficiais Unochapecó, Chapecó, 28 ago. 2017. Recuperado de
https://atosoficiais.com.br/unochapeco/resolucao-consun
-n-62-2017-aprova-a-alteracao-do-regulamento-de-estagios
-curriculares-obrigatorio-e-nao-obrigatorio-do-curso-de
-graduacao-em-biblioteconomia-bacharelado-modalidade
-de-educacao-a-distancia?origin=instituicao&q=
regulamento%20de%20est%C3%A1gio%20biblioteconomia
Universidade Comunitária da Região de Chapéco. (2020).
Biblioteconomia na Unochapecó. Recuperado de https://
www.unochapeco.edu.br/biblioteconomia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.























