Estágio supervisionado em época de COVID-19: experiência da Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76155Palabras clave:
Estágio Supervisionado, Biblioteconomia, Unochapecó, Coronavírus, Pandemia Covid-19.Resumen
Introdução: Relatar a experiência do Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó, que devido a pandemia da Covid-19 ocorreu de forma remota, é o objetivo que norteia este shortpaper. Método: Por uma abordagem exploratória e descritiva, com a aplicação de pesquisa ação se realiza a análise mais aprofundada do fenômeno, 15 estudantes foram distribuídos em cinco bibliotecas. Resultados: Os supervisores locais evidenciaram vantagens como: as propostas de melhorias permitiram aos estudantes pensar em produtos/serviços por um ângulo diferente que provavelmente não seria possível se o estágio tivesse ocorrido de forma presencial; a possibilidade de dar total atenção aos estudantes, coisa que se estivessem realizando o estágio presencialmente haveriam "ruídos". Os(as) estagiários(as) estiveram convergentes quanto: a oportunidade de utilizar novas ferramentas, de encarar os desafios e de se reinventar; capacidade de adaptação do curso e dos bibliotecários(as) para a atender seus usuários; momentos de debate e reunião com toda a equipe de trabalho, o que considera-se que seria necessário, mas inviável para a instituição que nos acolheu se todos os serviços estivessem a pleno vapor. Conclusão: Apesar dos estudantes não vivenciarem a rotina tradicional de uma biblioteca que envolve o contato com os usuários, a dinâmica utilizada possibilitou criar uma sintonia entre os estudantes, os supervisores locais e a professora supervisora, o que facilitou a interação e os debates sobre as rotinas e as atividades desenvolvidas nas bibliotecas, viabilizando a construção das propostas de melhorias significativas para as bibliotecas.
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