‘Escola em Quarentena’: um projeto de registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76279

Palavras-chave:

Covid-19, Pandemia, Educação remota, Memória educacional, Aprendizado social, Ciência aberta

Resumo

Introdução: O paper realiza um relato de experiência acerca do projeto “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais”, originado em abril de 2020 e hospedado em uma plataforma virtual. A iniciativa tem por intuito fomentar o aprendizado social, a gestão do conhecimento, bem como a ciência aberta e cidadã durante o período de ensino remoto emergencial no Brasil, diante da pandemia da Covid-19.  Método: O projeto operacionaliza-se pautado por uma inspiração etnográfica, que advém de suas origens calcadas na Antropologia da Educação enquanto subcampo disciplinar. Resultados: A iniciativa alcançou a marca de quinhentos participantes e já gerou mais de uma centena de conteúdos compartilhados. Além disso, vem alcançando repercussões na mídia. Conclusão: A expectativa é que o projeto seja continuado enquanto se estender a educação remota emergencial. Para além disso, no futuro, espera-se que as fronteiras virtuais sejam ultrapassadas, no intuito de democratizar o conhecimento acumulado sob outros formatos.

Biografia do Autor

Juliane Bazzo, Professora Visitante no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAnt/UFGD).

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFPR), Mestre em Antropologia Social (UFPR) e Doutora em Antropologia Social (UFRGS).

Kelli Schmiguel, Professora de Língua Portuguesa e Redação da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE).

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas (UFPR),  Licenciada em Letras - Português e Literaturas (FGF) e Mestranda em Estudos da Linguagem (UNILAB).

Roselaine (Mana) Lucena Suarez, Contadora de Histórias e Mediadora de Leitura na Cia OBaobá.

Bacharel em Gestão da Informação (UFPR) e Especialista em Literatura infantil e Contação de histórias (Fatum Educação).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Bazzo, J., Schmiguel, K., & Suarez, R. (Mana) L. (2020). ‘Escola em Quarentena’: um projeto de registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia da Covid-19. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 234–240. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76279

Edição

Seção

Dossiê temático - Práticas Informacionais Interdisciplinares no Contexto do Coronavírus (COVID-19): Short Paper