Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 32 (2008)
v. 24 n. 32 (2008)
Dossiê - Educação e complexidade
Publicado:
2008-12-31
Editorial
Paulo Vinicius Baptista da Silva, Andréa Barbosa Gouveia
p. 7-10
PDF
DOI
Dossiê Temático
Apresentação
Ricardo Antunes de Sá
p. 13-15
PDF
DOI
Saberes complexos e educação transdisciplinar
Edgard de Assis Carvalho
p. 17-27
PDF
DOI
Educação complexa para uma nova política de civilização
Izabel Petraglia
p. 29-41
PDF
DOI
Educação como aprendizagem da vida
Maria da Conceição X. de Almeida
p. 43-55
PDF
DOI
Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares
Ricardo Antunes de Sá
p. 57-73
PDF
DOI
A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa
Roberto Ramos
p. 75-86
PDF
DOI
Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente
Zita Ana Lago Rodrigues
p. 87-102
PDF
DOI
La complejidad de los procesos educativos en el aula de clases
Ariel Quezada, Enrique Canessa
p. 103-119
PDF
DOI
Demanda Contínua
Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças
Fernanda Müller
p. 123-141
PDF
DOI
Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
Rodrigo Bastos Cunha
p. 143-159
PDF
DOI
Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada
Vitor Franco, Helena Bacelar-Nicolau
p. 161-179
PDF
DOI
Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem
Carla Beatris Valentini, Cláudia Alquati Bisol
p. 181-197
PDF
DOI
A motivação como prevenção da indisciplina
Simone Deperon Eccheli
p. 199-213
PDF
DOI
A formação prática de professores no estágio curricular
Helena Maria dos Santos Felício, Ronaldo Alexandre de Oliveira
p. 215-232
PDF
DOI
Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional
Márcio Jacometti
p. 233-250
PDF
DOI
JANUZZI, G. M.
A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI
. Campinas: Autores Associados, 2004
Tatiane Oliveira Zanfelici
p. 253-256
PDF
DOI
Resumos de Teses e/ou Dissertações
Rapazes em situação de investigação: microanálise etnográfica de aulas de física
Josimeire Meneses Júlio
p. 259-260
PDF
DOI
Desistência e resistência no trabalho docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba
Andréa do Rocio Caldas
p. 261-262
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão