Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 32 (2008)
v. 24 n. 32 (2008)
Dossiê - Educação e complexidade
Publicado:
2008-12-31
Editorial
Paulo Vinicius Baptista da Silva, Andréa Barbosa Gouveia
p. 7-10
PDF
DOI
Dossiê Temático
Apresentação
Ricardo Antunes de Sá
p. 13-15
PDF
DOI
Saberes complexos e educação transdisciplinar
Edgard de Assis Carvalho
p. 17-27
PDF
DOI
Educação complexa para uma nova política de civilização
Izabel Petraglia
p. 29-41
PDF
DOI
Educação como aprendizagem da vida
Maria da Conceição X. de Almeida
p. 43-55
PDF
DOI
Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares
Ricardo Antunes de Sá
p. 57-73
PDF
DOI
A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa
Roberto Ramos
p. 75-86
PDF
DOI
Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente
Zita Ana Lago Rodrigues
p. 87-102
PDF
DOI
La complejidad de los procesos educativos en el aula de clases
Ariel Quezada, Enrique Canessa
p. 103-119
PDF
DOI
Demanda Contínua
Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças
Fernanda Müller
p. 123-141
PDF
DOI
Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil
Rodrigo Bastos Cunha
p. 143-159
PDF
DOI
Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada
Vitor Franco, Helena Bacelar-Nicolau
p. 161-179
PDF
DOI
Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem
Carla Beatris Valentini, Cláudia Alquati Bisol
p. 181-197
PDF
DOI
A motivação como prevenção da indisciplina
Simone Deperon Eccheli
p. 199-213
PDF
DOI
A formação prática de professores no estágio curricular
Helena Maria dos Santos Felício, Ronaldo Alexandre de Oliveira
p. 215-232
PDF
DOI
Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional
Márcio Jacometti
p. 233-250
PDF
DOI
JANUZZI, G. M.
A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI
. Campinas: Autores Associados, 2004
Tatiane Oliveira Zanfelici
p. 253-256
PDF
DOI
Resumos de Teses e/ou Dissertações
Rapazes em situação de investigação: microanálise etnográfica de aulas de física
Josimeire Meneses Júlio
p. 259-260
PDF
DOI
Desistência e resistência no trabalho docente: um estudo das professoras e professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba
Andréa do Rocio Caldas
p. 261-262
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed