Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada

Autores

  • Vitor Franco Universidade de Évora
  • Helena Bacelar-Nicolau Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

concept, teachers, self-efficiency, social acceptance, autoconceito, professores, auto-eficácia, aceitação social

Resumo

O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importanteda personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimentopessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001).A investigação queapresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza,do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- InventárioClínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dosdados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada,apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências enos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade.Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandesfactores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2)caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceitoclínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantesna forma como cada professor constroi o seu autoconceito.

Biografia do Autor

Vitor Franco, Universidade de Évora

Professor Associado do Departamento de Psicologia

Helena Bacelar-Nicolau, Universidade de Lisboa

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

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Como Citar

Franco, V., & Bacelar-Nicolau, H. (2008). Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de Dados Multivariada. Educar Em Revista, 24(32), p. 161–179. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6767

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