Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente

Autores

  • Zita Ana Lago Rodrigues FPA-PR

Palavras-chave:

Paradigms, science and knowledge, education, complexity, teacher training, Paradigmas, ciência e conhecimento, educação, complexidade, formação docente

Resumo

Centrando leituras sobre as bases teóricas do paradigma científico dominante,em seus fundamentos racionalistas-cientificistas, determinantes naciência, no saber e nos conhecimentos trabalhados na escola, apresentamosa proposição de uma educação voltada para a complexidade. Tal proposiçãosurge do chamado paradigma emergente, o qual visa superar as inércias e areatividade tradicionais nos procedimentos de escolarização e de formaçãodocente e caminhar em situações pró-ativas e em prótopias mobilizadoraspara a implementação de ações curriculares e educativas que possibilitemuma formação mais aberta, flexível e inter-transcultural, que culmine comuma educação mais humana e convivencial.

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Como Citar

Rodrigues, Z. A. L. (2008). Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente. Educar Em Revista, 24(32), p. 87–102. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13921

Edição

Seção

Dossiê Temático