A motivação como prevenção da indisciplina

Autores

  • Simone Deperon Eccheli Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

indisciplina, motivação, relação professor-aluno, indiscipline, motivation, teacher-student relation

Resumo

A autora considera que a indisciplina presente nas salas de aula podeestar sinalizando a falta de motivação dos alunos diante dos conteúdosacadêmicos, metodologias de ensino que não favorecem a aprendizagemsignificativa ou dificuldades na relação professor-aluno. A motivação doaluno para aprender é caracterizada de duas formas: como um traço geral(motivação intrínseca), ou como um estado situacional (motivação extrínseca).A autora diferencia as características dos alunos motivados e dosdesmotivados em relação à aprendizagem escolar e oferece sugestões deações para o professor organizar a situação de aprendizagem e influenciarpositivamente o nível de motivação dos alunos nas atividades propostas.

Downloads

Como Citar

Eccheli, S. D. (2008). A motivação como prevenção da indisciplina. Educar Em Revista, 24(32), p. 199–213. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13923

Edição

Seção

Demanda Contínua