Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Carla Beatris Valentini Universidade de Caxias do Sul
  • Cláudia Alquati Bisol Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

virtual learning environments, interaction, cognitive processes, autopoiesis, distance education, ambientes virtuais de aprendizagem, interação, processos cognitivos, autopoiese, educação a distância

Resumo

 

O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elemento

facilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte de

educadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. O

corpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiu

no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória de

um curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piaget

e a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentam

a análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos.

A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocas

realizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadores

autopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentado

pela interação com o outro e pela interação com o próprio objeto

de conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento de

autoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativo

e responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes.

 

Biografia do Autor

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul

Professora do Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora do Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Lavia.

Áreas de pesquisa : surdez, ambientes informatizados de aprendizagem, educação a distância.

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisas com grupos especiais na interface psicologia - educação - saúde

Downloads

Como Citar

Valentini, C. B., & Bisol, C. A. (2008). Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem. Educar Em Revista, 24(32), p. 181–197. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762

Edição

Seção

Demanda Contínua