Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem
Palavras-chave:
virtual learning environments, interaction, cognitive processes, autopoiesis, distance education, ambientes virtuais de aprendizagem, interação, processos cognitivos, autopoiese, educação a distânciaResumo
O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elemento
facilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte de
educadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. O
corpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiu
no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória de
um curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piaget
e a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentam
a análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos.
A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocas
realizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadores
autopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentado
pela interação com o outro e pela interação com o próprio objeto
de conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento de
autoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativo
e responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes.
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