Educação como aprendizagem da vida

Maria da Conceição X. de Almeida

Resumo


Uma sociedade-mundo que oscila entre a ocidentalização do planeta e adiversidade cultural, entre progresso e miséria, e entre as “alternativasde metamorfose da sociedade ou sua catástrofe” (MORIN, 2008a, p.38)parece ter na educação uma chave importante para enfrentar o cenário deincerteza que caracteriza nosso futuro comum. Ultrapassar a fragmentaçãodos conhecimentos, religar saberes e transpor as deficiências da sociedadeda informação configura o horizonte aberto do conhecimento complexo ede uma reforma do pensamento e da educação. “Educar para a vida” passaa ser, segundo Edgar Morin, o papel e a missão da educação afinada com uma ecologia das idéias.

Palavras-chave


Education; learning; complexity; Educação; aprendizagem; complexidade

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

 

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021