Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional
Palavras-chave:
professional education, institutional context, educational legislation, educação profissional, contexto institucional, legislação educacionalResumo
O objetivo deste artigo é propor pesquisas que verifiquem como o contextoinstitucional brasileiro vem afetando as transformações ocorridas no ensinoprofissionalizante, a partir de 1964. Trata-se de um ensaio teórico querecomenda a pesquisa histórica, de caráter descritivo. A contextualizaçãodos fatos permite interpretar e compor o cenário das transformações daeducação profissional, no período em análise. A relação de influênciaentre o contexto institucional e as transformações ocorridas na educaçãoprofissional brasileira pode ser verificada mediante análise qualitativa queutilize mapeamentos de relação a serem gerados por análise documental.Os resultados a serem obtidos permitirão confirmar ou refutar as hipótesesde que os contextos institucionais e os valores disseminados, por ocasião dosancionamento das duas LDBs consideradas: 1971 e 1996, não se diferenciame caracterizam-se como neoliberais e que as pressões contextuais coercitivase normativas vêm afetando significativamente as transformações ocorridas naeducação profissional brasileira. A investigação destas hipóteses propiciaráum estudo relevante e ampliará a compreensão dos rumos determinadospara a educação profissional e suas conseqüências ao longo do tempo, possibilitando,inclusive, uma projeção futura, face à tendência de manutençãoe homogeneização dos valores legitimados na sociedade brasileira mediantemecanismos de dominação eficazes.Como Citar
Jacometti, M. (2008). Reflexões sobre o contexto institucional brasileiro contemporâneo e as transformações na educação profissional. Educar Em Revista, 24(32), p. 233–250. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13924
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