Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil

Autores

  • Rodrigo Bastos Cunha IEL - Unicamp

Palavras-chave:

language policy, indigenous languages, indigenous education, política lingüística, línguas indígenas, educação indígena

Resumo

Neste artigo, após uma breve revisão conceitual sobre planejamento epolítica lingüística, modelos de políticas de línguas e um caso exemplarde política lingüística no mundo, abordarei questões atuais de políticasde línguas no Brasil, como o ensino bilíngüe em escolas indígenas, ofinanciamento a pesquisas para documentação de línguas em extinção, arevitalização de línguas ou de variedades de línguas e investimento governamentalem material didático específico para a educação indígena.

Biografia do Autor

Rodrigo Bastos Cunha, IEL - Unicamp

Doutorando em Linguística Aplicada pelo IEL-Unicamp. Bacharel em Linguística, com especialização em Jornalismo Científico e mestrado em Comunicação Social. Pesquisador do Labjor/Unicamp.

Downloads

Como Citar

Cunha, R. B. (2008). Políticas de línguas e educação escolar indígena no Brasil. Educar Em Revista, 24(32), p. 143–159. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6710

Edição

Seção

Demanda Contínua