Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares
Palavras-chave:
educação, pedagogia, complexidade, ciência pedagógica, education, teaching, complexity, science teachingResumo
O artigo tem a intenção de apresentar argumentações fundamentadasem estudos de pesquisadores que têm procurado identificar a Pedagogiacomo uma das áreas das ciências do homem que estuda e produz conhecimentocientífico sobre o fenômeno educativo. Em um primeiro momentoapresenta, sucintamente, os pressupostos teóricos norteadores da teoriada complexidade, sistematizada por Edgar Morin. Por fim, ensaia-se umdiálogo preliminar entre os pressupostos do pensamento complexo e a Pedagogia.Como Citar
Sá, R. A. de. (2008). Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares. Educar Em Revista, 24(32), p. 57–73. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13919
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.