Por Logan Nobre
Ações de marketing científico digital realizadas pela revista AtoZ são o foco de um artigo escrito pela equipe do periódico, a ser apresentado na 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (Confoa). O evento é realizado pela Universidade do Minho, em Braga (Portugal), e acontece de 13 a 15 de outubro, de forma remota.
O trabalho da revista AtoZ é intitulado ‘O marketing científico digital na gestão da revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento’ e leva as assinaturas de Rayssa Stefany Raffo, Maria Carolina Bianchi de Avis, Paula Carina de Araújo, e Maria do Carmo Duarte Freitas.
“É um relato de experiência sobre o que executamos na AtoZ, dentro do conceito de ciência aberta. A equipe é muito apaixonada pelo que faz e penso que isto se reflete no alcance da revista dentro e fora da comunidade científica, por meio das ações de marketing”, contou Paula, uma das editoras-associadas da revista AtoZ — editoração científica oficial, interdisciplinar e de acesso aberto do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Publicações em mídias sociais, um programa de podcast, press-releases e infográficos estão entre as estratégias de marketing científico digital abordadas no artigo, cuja apresentação será na seção Pecha Kucha V do Confoa, no dia 15 de outubro, às 9h (horário de Brasília).
A intenção da conferência é reunir as comunidades portuguesa, brasileira e de outros países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas à ciência aberta em todas as suas vertentes, nomeadamente o acesso aberto à informação científica e os dados de investigação.
A Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta é organizada pelos Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).