Revista AtoZ apresenta trabalho na Confoa 2021, em Portugal

Revista AtoZ apresenta trabalho na Confoa 2021, em Portugal

Por Logan Nobre

Ações de marketing científico digital realizadas pela revista AtoZ são o foco de um artigo escrito pela equipe do periódico, a ser apresentado na 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (Confoa). O evento é realizado pela Universidade do Minho, em Braga (Portugal), e acontece de 13 a 15 de outubro, de forma remota.

O trabalho da revista AtoZ é intitulado ‘O marketing científico digital na gestão da revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento’ e leva as assinaturas de Rayssa Stefany Raffo, Maria Carolina Bianchi de Avis, Paula Carina de Araújo, e Maria do Carmo Duarte Freitas.

“É um relato de experiência sobre o que executamos na AtoZ, dentro do conceito de ciência aberta. A equipe é muito apaixonada pelo que faz e penso que isto se reflete no alcance da revista dentro e fora da comunidade científica, por meio das ações de marketing”, contou Paula, uma das editoras-associadas da revista AtoZ — editoração científica oficial, interdisciplinar e de acesso aberto do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicações em mídias sociais, um programa de podcast, press-releases e infográficos estão entre as estratégias de marketing científico digital abordadas no artigo, cuja apresentação será na seção Pecha Kucha V do Confoa, no dia 15 de outubro, às 9h (horário de Brasília).

A intenção da conferência é reunir as comunidades portuguesa, brasileira e de outros países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas à ciência aberta em todas as suas vertentes, nomeadamente o acesso aberto à informação científica e os dados de investigação.

A Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta é organizada pelos Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).