Uma versão revisada dos Princípios de Transparência e Melhores Práticas na Publicação Científica foi lançada em 15 de setembro por quatro organizações importantes de publicação científica. Esses princípios pretendem ser uma base para as melhores práticas na publicação científica e ajudar periódicos a alcançar os melhores padrões possíveis.
O Committee on Publication Ethics (COPE), o Directory of Open Access Journals (DOAJ), a Open Access Scholarly Publishing Association (OASPA) e a World Association of Medical Editors (WAME) são organizações acadêmicas que colaboraram para identificar princípios de transparência e melhores práticas para publicações científicas. Esta é a quarta versão de um trabalho em andamento. A primeira versão foi disponibilizada pela OASPA em dezembro de 2013, uma segunda versão em junho de 2015 e a terceira versão em janeiro de 2018.
A quarta edição dos Princípios representa um esforço coletivo para alinhar os princípios com o cenário editorial de hoje. A última atualização foi em 2018, e o cenário de publicação científica mudou. São fornecidas orientações sobre as informações que devem ser disponibilizadas em sites, revisão por pares, acesso, taxas de autoria e ética de publicação. Os princípios também abrangem propriedade e gerenciamento, direitos autorais e licenciamento e políticas editoriais. Enfatizam a necessidade de inclusão na publicação científica e que as decisões editoriais devem ser baseadas no mérito e não afetadas por fatores como origem do manuscrito, nacionalidade, crenças políticas ou religião do autor.
Clique aqui para acessar os Princípios de Transparência e Melhores Práticas na Publicação Científica