v. 24 n. 3 (2020)

Publicado: 23-12-2020

Editorial

  • Editorial / Enfrentando o castigo de Sísifo: em busca da psicologia concreta

    Alessandro Antonio Scaduto, Helio da Silva Messeder Neto
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.78571

Relatos de Pesquisa

  • O que (não) dizem as entrelinhas: Análise dos casos de abandono de uma clínica-escola em psicologia

    Isabela Cedro Farias, Samara Vasconcelos Alves, Camilla Araújo Lopes Vieira
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.68058
  • Caracterização do sistema familiar de pessoas com deficiência intelectual: Uma análise sociodemográfica

    Cylene Siqueira Medrado, Danyelle Freitas Scali, Nara Liana Pereira-Silva, Mayse Itagiba Rooke, Sarah Rezende Crolman
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.66244
  • Fontes de Apoio Social em contextos de pobreza: o que dizem as comunidades rurais?

    Verônica Morais Ximenes, Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Kelly da Silva Alves, Bibiana Cardoso Bacelar, David Maia Laurindo do Vale
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.62691
  • O psicólogo escolar em políticas públicas no Piauí: mapeamento e demandas

    Bruna Saraiva Candeira, Leilanir de Sousa Carvalho, Fauston Negreiros
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.67544
  • O que é ser educador infantil? O trabalho nas creches na perspectiva das educadoras

    Rodrigo Gabbi Polli, Rita de Cassia Sobreira Lopes
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.59681
  • “Tornar-se mãe”: Alto nível de estresse na gravidez e maternidade após o nascimento

    Ana Cristina Cunha, Nicole Melo dos Santos Eroles, Luísa de Mello Resende
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.62768
  • Tradução, adaptação e evidências de validade da Escala de Foco Regulatório (EFR)

    Mary Sandra Carlotto, Sheila Gonçalves Câmara, Letícia Ribeiro Pinheiro
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.68318
  • Avaliação de controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples em pré-escolares

    Lilian Maria Carminato Conti, Lidia Maria Marson Postalli
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.61006

Estudos Teóricos ou Históricos

  • Contingência cultural de três termos: Uma proposta de explicação comportamentalista da cultura

    Jordana Fontana, Carolina Laurenti
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.66012

Revisões Sistemáticas da Literatura

  • Criatividade, Dança e Psicanálise: Uma Revisão Sistemática

    Raphael Edson Dutra, Maíra Bonafé Sei
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.61221

Seção especial

  • O que é a Psicologia Concreta? Reflexões politzerianas em torno do problema da crise da psicologia

    Bruno Peixoto Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.73044
  • O que é a psicologia concreta: contribuições de Lev. S. Vigotski

    Lígia Márcia Martins
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72809
  • O conceito de unidade mínima de análise como eixo articulador do método marxiano e da psicologia concreta

    Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Márcio Magalhães da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72788
  • O estudo concreto do desenvolvimento da infância e da adolescência e suas contribuições para a educação

    Angelina Pandita Pereira, Giselle Modé Magalhães, Juliana Campregher Pasqualini
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72810
  • O estudo concreto da atenção e seu desenvolvimento em contexto escolar: aspectos metodológicos

    Marcelo Ubiali Ferracioli, Rafaela Gabani Trindade, Giselle Modé Magalhães
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72815
  • A formação de valores no processo educativo do sujeito concreto

    Afonso Mancuso de Mesquita
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72853
  • A educação escolar, dinâmica de formação do caráter e a concretização do processo de formação dos valores pessoais

    Célia Regina da Silva, Júlia Mazinini Rosa
    DOI: https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.73094