Criatividade, Dança e Psicanálise: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.61221Palavras-chave:
psicanálise, criatividade, dança.Resumo
O presente trabalho se organiza como uma revisão sistemática que visa mapear as publicações de investigações psicanalíticas indexadas em bases de dados referente ao tema criatividade articulado à dança. Elegeu-se as bases de dados SciELO, PePSIC, PsycInfo, LILACS, BVS, CLASE, Web of Science e Scopus e aplicou-se os critérios de inclusão e exclusão no material encontrado. No levantamento inicial, foram encontrados 114 registros de textos disponíveis; destes, retirou-se os duplos e os que não atenderam aos critérios, formando o banco de dados final com oito textos. Aglomerou-se os textos selecionados em duas categorias de análise sendo elas: Criatividade, Dança e Psicoterapia; Criatividade, Dança e Dinâmica Psíquica. O trabalho conclui que, apesar da criatividade ser tema recorrente na psicanálise, há uma baixa produção no que se refere à dança, o que indica que estudos com esse alvo de investigação carecem ser realizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.