A educação escolar, dinâmica de formação do caráter e a concretização do processo de formação dos valores pessoais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.73094

Palavras-chave:

educação escolar, valores, formação pessoal

Resumo

Este texto tem como objetivo desvelar as determinações que tornam a educação escolar uma das atividades humanas responsáveis por compor a dinâmica do processo de formação de valores orientadores das atitudes dos indivíduos. Iniciamos estabelecendo relações entre a sociedade, a educação escolar e o processo de formação dos indivíduos. Em seguida apresentamos características gerais da dinâmica de formação do caráter segundo a psicologia histórico-cultural – explicitado como produto da atividade concreta dos indivíduos – de modo a expor alguns determinantes que recaem sobre a formulação dos valores orientadores das condutas individuais. Neste processo, buscamos tornar evidente a inevitável incidência da educação escolar sobre a formação da conduta dos estudantes. Finalizamos com a análise de situações concretas observadas no cotidiano de uma escola de educação infantil e extraídas da tese de doutoramento de uma das autoras (Silva, 2017). Apresentamos, então, algumas perspectivas para a formulação intencional e sistematizada de práticas educativas em que se busque transmitir valoração positiva em relação aos interesses coletivos universais como condição para o efetivo desenvolvimento individual.

Biografia do Autor

Célia Regina da Silva, Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Ituiutaba

Professora do Curso de Psicologia da Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Ituiutaba.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

da Silva, C. R., & Rosa, J. M. (2020). A educação escolar, dinâmica de formação do caráter e a concretização do processo de formação dos valores pessoais. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.73094

Edição

Seção

Seção especial