O estudo concreto do desenvolvimento da infância e da adolescência e suas contribuições para a educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72810

Keywords:

psicologia concreta, periodização, desenvolvimento humano, infância, adolescência

Abstract

O presente artigo discute o estudo concreto da infância e da adolescência a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural. São apresentados os conceitos de atividade, atividade-guia, situação social de desenvolvimento, linhas acessórias do desenvolvimento, consciência e neoformação em cada período da vida, buscando articular com elementos da realidade capitalista brasileira e as desigualdades de classe, raça e gênero. Para tal, percorremos as três épocas (Elkonin, 1987) do desenvolvimento propostas por estudos soviéticos em um contexto de luta por condições iguais de vida, quais sejam: primeira infância, infância e adolescência. Ao apresentar cada época, explicitamos os desafios ainda postos para compreendermos concretamente o desenvolvimento humano no Brasil. E, ao final, apresentamos alguns desafios ainda postos à educação. Conclui-se que o desenvolvimento almejado ocorrerá diante de condições que o possibilitem, envolvendo: i) o contexto social mais amplo (demandas que a sociedade oferece às nossas crianças e jovens e condições efetivas providas para sua realização); ii) a organização do ensino e como esse operacionaliza essas demandas em termos de forma e conteúdo, de maneira a potencializar o desenvolvimento das pessoas, promovendo necessidades e motivos para a emergência da atividade-guia, atentando aos efeitos das desigualdades de classe, raça e gênero no processo de desenvolvimento.

Author Biography

Giselle Modé Magalhães, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Adjunta no Departamento de Educação da UFSCar.

Área de atuação: Psicologia da Educação.

Published

2020-12-23

How to Cite

Pereira, A. P., Magalhães, G. M., & Pasqualini, J. C. (2020). O estudo concreto do desenvolvimento da infância e da adolescência e suas contribuições para a educação. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72810

Issue

Section

Seção especial