O estudo concreto do desenvolvimento da infância e da adolescência e suas contribuições para a educação
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72810Palabras clave:
psicologia concreta, periodização, desenvolvimento humano, infância, adolescênciaResumen
O presente artigo discute o estudo concreto da infância e da adolescência a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural. São apresentados os conceitos de atividade, atividade-guia, situação social de desenvolvimento, linhas acessórias do desenvolvimento, consciência e neoformação em cada período da vida, buscando articular com elementos da realidade capitalista brasileira e as desigualdades de classe, raça e gênero. Para tal, percorremos as três épocas (Elkonin, 1987) do desenvolvimento propostas por estudos soviéticos em um contexto de luta por condições iguais de vida, quais sejam: primeira infância, infância e adolescência. Ao apresentar cada época, explicitamos os desafios ainda postos para compreendermos concretamente o desenvolvimento humano no Brasil. E, ao final, apresentamos alguns desafios ainda postos à educação. Conclui-se que o desenvolvimento almejado ocorrerá diante de condições que o possibilitem, envolvendo: i) o contexto social mais amplo (demandas que a sociedade oferece às nossas crianças e jovens e condições efetivas providas para sua realização); ii) a organização do ensino e como esse operacionaliza essas demandas em termos de forma e conteúdo, de maneira a potencializar o desenvolvimento das pessoas, promovendo necessidades e motivos para a emergência da atividade-guia, atentando aos efeitos das desigualdades de classe, raça e gênero no processo de desenvolvimento.
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