O estudo concreto da atenção e seu desenvolvimento em contexto escolar: aspectos metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72815

Palavras-chave:

Desenvolvimento psíquico, Atenção voluntária, Internalização de signos, Educação Escolar, Ensino

Resumo

Diante da necessidade da superação de propostas organicistas e medicalizantes para a compreensão de supostos transtornos neurobiológicos relacionados a queixas de desatenção e hiperatividade/impulsividade, lançou-se mão neste artigo de referenciais do materialismo histórico-dialético e psicologia histórico-cultural, objetivando sistematizar a organização metodológica desenvolvida na tese de doutorado de Ferracioli (2018), no sentido de um estudo empírico no campo da psicologia concreta. Através de experimento formativo com coleta de dados em campo junto a alunos/as e professoras do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, identificou-se os determinantes pedagógicos responsáveis por melhor promover o desenvolvimento da atenção voluntária em contexto escolar. No entanto, o foco deste artigo está direcionado para os procedimentos elaborados para esta investigação, apresentados em três momentos fundamentais: empírico, abstrato e concreto. Os resultados indicaram que a atenção voluntária é consequência do ensino, observando-se significativa ampliação das capacidades atencionais e escolares dos sujeitos participantes, o que permitiu ao pesquisador constatar, no cerne dessas mudanças, a centralidade do processo de internalização de signos/conteúdos na atividade de estudo, assim como indicar formas de organização do ensino mais apropriadas ao desenvolvimento da atenção voluntária. Por fim, a partir dos resultados, fez-se uma crítica à cientificidade de concepções organicistas e medicalizantes em educação.

Biografia do Autor

Giselle Modé Magalhães, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Adjunta no Departamento de Educação da UFSCar.

Área de atuação: Psicologia da Educação.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

Ferracioli, M. U., Trindade, R. G., & Magalhães, G. M. (2020). O estudo concreto da atenção e seu desenvolvimento em contexto escolar: aspectos metodológicos. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.72815

Edição

Seção

Seção especial