Fontes de Apoio Social em contextos de pobreza: o que dizem as comunidades rurais?
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.62691Palavras-chave:
apoio social, ambientes rurais, pobrezaResumo
Esse artigo tem como objetivo compreender as fontes de apoio social utilizadas pelos moradores de comunidades rurais nas regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil, analisadas como estratégias de enfrentamento às situações de opressão decorrentes da pobreza. Foram realizados 14 grupos focais, analisados em quatro dimensões: apoio familiar, apoio comunitário, apoio religioso e apoio institucional, com a utilização do software Atlas ti 5.2. Os resultados apontam que a família é o apoio diante de situações de angustia e privações decorrentes dos contextos de pobreza, reiterando a sua função no suporte emocional e na segurança material. O apoio comunitário se relaciona também ao apoio emocional e à partilha dos bens disponíveis, com poucas referências às lutas comunitárias. A espiritualidade, analisada como apoio religioso, é um campo de consolo existencial que se amplia a partir da precarização do apoio institucional. Esse apoio institucional, advindo das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, apareceu na realidade dessas comunidades, no entanto com algumas dificuldades de funcionamento. Estudar o apoio social em comunidades rurais pobres busca superar os estudos que identificam a pobreza apenas como ausência, carência ou limitações, esquecendo a existência de espaços de potencialidades e enfrentamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
