Avaliação de controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples em pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.61006

Palavras-chave:

aprendizagem discriminativa, controle restrito de estímulos, estímulos compostos, discriminação simples, pré-escolares.

Resumo

O controle de estímulos exercido por algumas propriedades ou aspectos de um estímulo antecedente contingente ao reforço é definido como controle restrito de estímulos. O objetivo do estudo foi investigar o controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples. Participaram catorze pré-escolares (seis com autismo e oito com desenvolvimento típico) entre quatro e seis anos de idade. O procedimento envolveu o ensino de discriminação simples entre um par de estímulos visuais compostos por dois elementos. Em seguida, foram realizadas sondas para avaliar o controle discriminativo por cada elemento do estímulo composto (S+ e S-). Todas as crianças responderam aos dois elementos do S+ e não responderam, ou responderam com baixa frequência, aos elementos do S- dos três pares de estímulos treinados e avaliados separadamente. Os resultados demonstraram que os pré-escolares com autismo e desenvolvimento típico responderam sob controle dos elementos dos estímulos S+. O investimento no estudo do controle restrito de estímulos pode contribuir na compreensão desse fenômeno como um processo comportamental básico.

Biografia do Autor

Lilian Maria Carminato Conti, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga, Mestre e doutoranda em Educação Especial pelo programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar.

Lidia Maria Marson Postalli, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial, Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

Conti, L. M. C., & Postalli, L. M. M. (2020). Avaliação de controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples em pré-escolares. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.61006

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa