Avaliação de controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples em pré-escolares
Resumo
O controle de estímulos exercido por algumas propriedades ou aspectos de um estímulo antecedente contingente ao reforço é definido como controle restrito de estímulos. O objetivo do estudo foi investigar o controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples. Participaram catorze pré-escolares (seis com autismo e oito com desenvolvimento típico) entre quatro e seis anos de idade. O procedimento envolveu o ensino de discriminação simples entre um par de estímulos visuais compostos por dois elementos. Em seguida, foram realizadas sondas para avaliar o controle discriminativo por cada elemento do estímulo composto (S+ e S-). Todas as crianças responderam aos dois elementos do S+ e não responderam, ou responderam com baixa frequência, aos elementos do S- dos três pares de estímulos treinados e avaliados separadamente. Os resultados demonstraram que os pré-escolares com autismo e desenvolvimento típico responderam sob controle dos elementos dos estímulos S+. O investimento no estudo do controle restrito de estímulos pode contribuir na compreensão desse fenômeno como um processo comportamental básico.
Palavras-chave
aprendizagem discriminativa; controle restrito de estímulos; estímulos compostos; discriminação simples; pré-escolares.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/riep.v24i3.61006
Direitos autorais 2020 Lilian Maria Carminato Conti, Lidia Maria Marson Postalli

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