Avaliação de controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples em pré-escolares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.61006

Palabras clave:

aprendizagem discriminativa, controle restrito de estímulos, estímulos compostos, discriminação simples, pré-escolares.

Resumen

O controle de estímulos exercido por algumas propriedades ou aspectos de um estímulo antecedente contingente ao reforço é definido como controle restrito de estímulos. O objetivo do estudo foi investigar o controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples. Participaram catorze pré-escolares (seis com autismo e oito com desenvolvimento típico) entre quatro e seis anos de idade. O procedimento envolveu o ensino de discriminação simples entre um par de estímulos visuais compostos por dois elementos. Em seguida, foram realizadas sondas para avaliar o controle discriminativo por cada elemento do estímulo composto (S+ e S-). Todas as crianças responderam aos dois elementos do S+ e não responderam, ou responderam com baixa frequência, aos elementos do S- dos três pares de estímulos treinados e avaliados separadamente. Os resultados demonstraram que os pré-escolares com autismo e desenvolvimento típico responderam sob controle dos elementos dos estímulos S+. O investimento no estudo do controle restrito de estímulos pode contribuir na compreensão desse fenômeno como um processo comportamental básico.

Biografía del autor/a

Lilian Maria Carminato Conti, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga, Mestre e doutoranda em Educação Especial pelo programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar.

Lidia Maria Marson Postalli, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial, Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

Conti, L. M. C., & Postalli, L. M. M. (2020). Avaliação de controle discriminativo por elementos de estímulos visuais compostos em tarefas de discriminação simples em pré-escolares. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.61006

Número

Sección

Relatos de Pesquisa