O que é ser educador infantil? O trabalho nas creches na perspectiva das educadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.59681

Palavras-chave:

bebês, comportamento de cuidado da criança, creches, desenvolvimento emocional, educadores infantis

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar o que é ser educador infantil na perspectiva das educadoras. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo. Participaram dessa pesquisa quinze educadoras de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados evidenciaram que um movimento de escolarização pode estar acontecendo em algumas Instituições de Educação Infantil do Brasil. Apesar disso, tanto o cuidar quanto o educar foram reconhecidos pelas educadoras como importantes, especialmente no trabalho com bebês. As profissionais não valorizaram apenas o cuidar ou o educar de forma excludente, mas pareceram buscar integrar as suas funções, o que reflete o momento de transição em que as creches se encontram. Por fim, destaca-se a importância de se pensar um novo modelo de atuação para as creches que contemple as especificidades dos bebês e das crianças pequenas.

Biografia do Autor

Rodrigo Gabbi Polli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rita de Cassia Sobreira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela University of London, Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Gabbi Polli, R., & Lopes, R. de C. S. (2020). O que é ser educador infantil? O trabalho nas creches na perspectiva das educadoras. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.59681

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa