O que é ser educador infantil? O trabalho nas creches na perspectiva das educadoras
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.59681Palavras-chave:
bebês, comportamento de cuidado da criança, creches, desenvolvimento emocional, educadores infantisResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar o que é ser educador infantil na perspectiva das educadoras. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo. Participaram dessa pesquisa quinze educadoras de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas, e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados evidenciaram que um movimento de escolarização pode estar acontecendo em algumas Instituições de Educação Infantil do Brasil. Apesar disso, tanto o cuidar quanto o educar foram reconhecidos pelas educadoras como importantes, especialmente no trabalho com bebês. As profissionais não valorizaram apenas o cuidar ou o educar de forma excludente, mas pareceram buscar integrar as suas funções, o que reflete o momento de transição em que as creches se encontram. Por fim, destaca-se a importância de se pensar um novo modelo de atuação para as creches que contemple as especificidades dos bebês e das crianças pequenas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
