O psicólogo escolar em políticas públicas no Piauí: mapeamento e demandas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.67544

Palabras clave:

psicólogo escolar, políticas públicas de educação, Piauí.

Resumen

A presente pesquisa versa acerca da atuação do psicólogo escolar nas políticas públicas no contexto histórico-cultural piauiense. Essas norteiam a relação entre Estado e sociedade, tendo em vista as demandas sociais que emergem e que, assim, requerem intervenções a fim de manter o estado de sociabilidade e de garantia de direitos, como o direito à educação. Nessa perspectiva, a pesquisa aqui descrita teve como objetivo identificar psicólogos inseridos nas políticas públicas educacionais no estado do Piauí e caracterizar sua atuação profissional. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, e foram entrevistados 42 psicólogos que atuam em políticas públicas educacionais no estado do Piauí. Foram utilizados os instrumentos: formulário de identificação de políticas públicas; entrevista semiestruturada; e questionário sociodemográfico. Foram analisados pelo procedimento de análise de conteúdo. Identificaram-se, sobretudo, os eixos de políticas nos quais estão inseridos, assim como as demandas educacionais e limitações recorrentes na referida realidade. Espera-se que o levantamento aqui realizado possa ser utilizado a fim de delinear práticas futuras em políticas públicas educacionais acerca das demandas levantadas, sobretudo com relação àquelas que são recorrentes, mas que não vêm sendo contempladas nas práticas e nos modos de atuação.

Biografía del autor/a

Bruna Saraiva Candeira, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar - PSIQUED - UFPI. Integrante do Núcleo Piaui do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Leilanir de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial (2009). Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar - PSIQUED.

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV

Psicólogo, Doutor em Educação/UFC. Professor da Universidade Federal do Piauí/UFPI do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional/ABRAPEE. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP.

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

Candeira, B. S., Carvalho, L. de S., & Negreiros, F. (2020). O psicólogo escolar em políticas públicas no Piauí: mapeamento e demandas. Interação Em Psicologia, 24(3). https://doi.org/10.5380/riep.v24i3.67544

Número

Sección

Relatos de Pesquisa