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Caracterização do sistema familiar de pessoas com deficiência intelectual: Uma análise sociodemográfica

Cylene Siqueira Medrado, Danyelle Freitas Scali, Nara Liana Pereira-Silva, Mayse Itagiba Rooke, Sarah Rezende Crolman

Resumo


Este artigo tem como objetivo caracterizar pessoas com deficiência intelectual (DI) e suas famílias, a partir de uma análise de dados sociodemográficos e das redes de apoio desse sistema. Foram participantes 71 famílias, cujos responsáveis responderam ao Questionário de Caracterização do Sistema Familiar. Os resultados indicam que a maioria das crianças e adolescentes com DI frequenta escola inclusiva, enquanto os adultos não estudam e não trabalham. Em geral, a mãe é a principal responsável pelas tarefas domésticas e as atividades de lazer são realizadas com todos os membros, havendo uma variedade delas de acordo com a fase de desenvolvimento da pessoa com DI. Entretanto, os adultos com DI são os que apresentam maior restrição de contatos sociais. As crianças com DI são as que mais frequentam serviços especializados em comparação aos adolescentes e aos adultos. Os dados indicam a necessidade de investigações futuras para que se possa implementar programas de intervenção baseados em evidências empíricas dirigidos às famílias.


Palavras-chave


deficiência intelectual; família; análise sociodemográfica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/riep.v24i3.66244