v. 13 n. 1 (2018): Dossiê Especial - Português como Língua Adicional em contextos de minorias:(co)construindo sentidos a partir das margens

Publicado: 2018-10-22

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO - PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM CONTEXTOS DE MINORIAS: (CO)CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DAS MARGENS

    Ana Cecília Cossi Bizon, Leandro Rodrigues Alves Diniz
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.61248

Parte I: PLA em contexto de deslocamentos forçados

  • NÃO EXISTE A PALAVRA "IMPOSSÍVEL"

    Hanady Gamil Mitry
    6-8
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60798
  • A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS POR IMIGRANTES DESLOCADOS FORÇADOS NO BRASIL: UMA OBRIGAÇÃO?

    Ana Paula de Araujo Lopez
    9-34
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60301
  • A LÍNGUA QUE ACOLHE PODE SILENCIAR? REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE “PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO”

    Renata Franck Mendonça de Anunciação
    35-56
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60341
  • PORTAS ENTREABERTAS DO BRASIL: NARRATIVAS DE MIGRANTES DE CRISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOLHIMENTO

    Helena Regina Esteves de Camargo
    57-86
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60325
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE (IN)VISIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES IMIGRANTES E REFUGIADOS NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO

    Leandro Rodrigues Alves Diniz, Amélia de Oliveira Neves
    87-110
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.61225

Parte II: PLA no âmbito de políticas públicas brasileiras

  • Agora sim, cheguei ao Brasil

    SAARA NALITYE Nangombe
    111-115
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60735
  • “PELO MUNDO”: A CONFIGURAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM UM CURSO PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G)

    Yara Carolina Campos de Miranda
    116-140
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60422
  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G): ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Marcela Dezotti Cândido
    141-160
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60767
  • BREVE MEMÓRIA DE UM APRENDIZ: UM OLHAR SOBRE MEUS CAMINHOS EM DIREÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA

    Sudly Amonsen Raphael Saintil
    161-167
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60894
  • VOZES DO PROGRAMA EMERGENCIAL PRÓ-HAITI: NARRATIVAS DE RACIALIZAÇÃO DO “SER HAITIANO”

    Ana Cecília Cossi Bizon, Gabriel Vinícius Dangió
    168-191
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.61201
  • DE UMA ILHA DISTANTE AO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA: CAMINHOS DE UM CUBANO ATRAVESSADOS PELO PORTUGUÊS

    Herling Hernández Sterling
    192-198
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60861

Parte III: PLA em contexto de L2

  • O X DA QUESTÃO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Priscilla Fonseca Cavalcante
    199-205
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60765
  • TRANSITANDO ENTRE A LIBRAS E O PORTUGUÊS NA SALA DE AULA: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS VISUAIS DE ENSINO DA LEITURA

    Giselli Mara da Silva
    206-229
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60793
  • “DEPOIS DE TANTOS ANOS JUNTAS, VOCÊ SEQUER ME ENSINA SUA LÍNGUA”: NARRATIVAS SOBRE QUESTÕES BASILARES DA POLÍTICA LINGUÍSTICA DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA

    Danielle Coelho Lins
    230-254
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60980
  • Eu, eu mesma e o português: experiência dos meus (des)encontros com a língua portuguesa

    Michelle Andréa Murta
    255-258
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60661
  • Trajetória e desafios acadêmicos

    Letícia JÔKÀHKWYJ Krahô
    259-261
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60860
  • Educação intercultural e ensino de português para indígenas

    Lilian Abram dos Santos
    262-287
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60423

Parte IV: PLA em outras regiões do sul