O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA NA GUIANA FRANCESA: ENTRE REALIDADES E POTENCIALIDADES

Autores

  • Karen Kennia Couto Silva Universidade Federal de Minas Gerais Université de Guyane

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60675

Palavras-chave:

política linguística, política pública, português como língua de herança, comunidade brasileira

Resumo

O aumento dos fluxos migratórios internacionais e o crescente estabelecimento de comunidades de imigrantes no exterior têm suscitado estudos que buscam compreender não somente as causas e os perfis migratórios, mas também questões relacionadas aos direitos do imigrante/emigrante para uma melhor inserção social dessas comunidades. Ademais, desde a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (UNESCO, 1996), tem sido demandada aos Estados a necessidade de assegurar tais direitos por meio de políticas públicas. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar e descrever um dispositivo de política linguística francesa em favor do português como língua de herança na Guiana Francesa: a Section Internationale Brésilienne do Lycée Melkior-Garré. Para tanto, em um primeiro momento, procuraremos contextualizar a política linguística enquanto política pública, com o intuito de melhor compreender o nosso objeto de estudo. Em seguida, apresentaremos diferentes definições de língua de herança (LH), ressaltando as diversas nomenclaturas adotadas e os diferentes contextos de uso em estudos da área da Linguística Aplicada. A partir desse percurso, argumentaremos que a Section Internationale Brésilienne do Lycée Melkior-Garré é uma importante experiência de ensino de português na Guiana Francesa, na qual o governo brasileiro pode se apoiar para conformar sua própria política com vistas à promoção do português como língua de herança.

Biografia do Autor

Karen Kennia Couto Silva, Universidade Federal de Minas Gerais Université de Guyane

Mestre em Francês Língua Estrangeira (FLE) pela Université Stendhal - Grenoble 3 (2011-2013), Karen Kênnia Couto Silva é doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Université de Guyane (UG).

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

Silva, K. K. C. (2018). O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA NA GUIANA FRANCESA: ENTRE REALIDADES E POTENCIALIDADES. Revista X, 13(1), 297–322. https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60675