Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 1 (2018): Dossiê Especial - Português como Língua Adicional em contextos de minorias:(co)construindo sentidos a partir das margens
v. 13 n. 1 (2018): Dossiê Especial - Português como Língua Adicional em contextos de minorias:(co)construindo sentidos a partir das margens
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1
Publicado:
2018-10-22
Apresentação
APRESENTAÇÃO - PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM CONTEXTOS DE MINORIAS: (CO)CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DAS MARGENS
Ana Cecília Cossi Bizon, Leandro Rodrigues Alves Diniz
1-5
PDF
Parte I: PLA em contexto de deslocamentos forçados
NÃO EXISTE A PALAVRA "IMPOSSÍVEL"
Hanady Gamil Mitry
6-8
PDF
A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS POR IMIGRANTES DESLOCADOS FORÇADOS NO BRASIL: UMA OBRIGAÇÃO?
Ana Paula de Araujo Lopez
9-34
PDF
A LÍNGUA QUE ACOLHE PODE SILENCIAR? REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE “PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO”
Renata Franck Mendonça de Anunciação
35-56
PDF
PORTAS ENTREABERTAS DO BRASIL: NARRATIVAS DE MIGRANTES DE CRISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOLHIMENTO
Helena Regina Esteves de Camargo
57-86
PDF
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE (IN)VISIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES IMIGRANTES E REFUGIADOS NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
Leandro Rodrigues Alves Diniz, Amélia de Oliveira Neves
87-110
PDF
Parte II: PLA no âmbito de políticas públicas brasileiras
Agora sim, cheguei ao Brasil
SAARA NALITYE Nangombe
111-115
PDF
“PELO MUNDO”: A CONFIGURAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM UM CURSO PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G)
Yara Carolina Campos de Miranda
116-140
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G): ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcela Dezotti Cândido
141-160
PDF
BREVE MEMÓRIA DE UM APRENDIZ: UM OLHAR SOBRE MEUS CAMINHOS EM DIREÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA
Sudly Amonsen Raphael Saintil
161-167
PDF
VOZES DO PROGRAMA EMERGENCIAL PRÓ-HAITI: NARRATIVAS DE RACIALIZAÇÃO DO “SER HAITIANO”
Ana Cecília Cossi Bizon, Gabriel Vinícius Dangió
168-191
PDF
DE UMA ILHA DISTANTE AO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA: CAMINHOS DE UM CUBANO ATRAVESSADOS PELO PORTUGUÊS
Herling Hernández Sterling
192-198
PDF
Parte III: PLA em contexto de L2
O X DA QUESTÃO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Priscilla Fonseca Cavalcante
199-205
PDF
TRANSITANDO ENTRE A LIBRAS E O PORTUGUÊS NA SALA DE AULA: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS VISUAIS DE ENSINO DA LEITURA
Giselli Mara da Silva
206-229
PDF
“DEPOIS DE TANTOS ANOS JUNTAS, VOCÊ SEQUER ME ENSINA SUA LÍNGUA”: NARRATIVAS SOBRE QUESTÕES BASILARES DA POLÍTICA LINGUÍSTICA DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA
Danielle Coelho Lins
230-254
PDF
Eu, eu mesma e o português: experiência dos meus (des)encontros com a língua portuguesa
Michelle Andréa Murta
255-258
PDF
Trajetória e desafios acadêmicos
Letícia JÔKÀHKWYJ Krahô
259-261
PDF
Educação intercultural e ensino de português para indígenas
Lilian Abram dos Santos
262-287
PDF
Parte IV: PLA em outras regiões do sul
DO SUBÚRBIO DE PARIS À GUIANA FRANCESA, ITINERÁRIO DE UM FRANCÊS QUE SE TORNOU UM “PORTUGUÊS IMAGINÁRIO” NO BRASIL E UM “BRASILEIRO IMAGINÁRIO” NA FRANÇA
Stéphane Granger
288=296
PDF
O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA NA GUIANA FRANCESA: ENTRE REALIDADES E POTENCIALIDADES
Karen Kennia Couto Silva
297-322
PDF
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: AÇÕES DE POLÍTICA DE LÍNGUAS EM CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Tiêgo Ramon dos Santos Alencar
323-350
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (France)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed