Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 13 No. 1 (2018): Dossiê Especial - Português como Língua Adicional em contextos de minorias:(co)construindo sentidos a partir das margens
Vol. 13 No. 1 (2018): Dossiê Especial - Português como Língua Adicional em contextos de minorias:(co)construindo sentidos a partir das margens
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1
Published:
2018-10-22
Apresentação
APRESENTAÇÃO - PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM CONTEXTOS DE MINORIAS: (CO)CONSTRUINDO SENTIDOS A PARTIR DAS MARGENS
Ana Cecília Cossi Bizon, Leandro Rodrigues Alves Diniz
1-5
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.61248
Parte I: PLA em contexto de deslocamentos forçados
NÃO EXISTE A PALAVRA "IMPOSSÍVEL"
Hanady Gamil Mitry
6-8
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60798
A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS POR IMIGRANTES DESLOCADOS FORÇADOS NO BRASIL: UMA OBRIGAÇÃO?
Ana Paula de Araujo Lopez
9-34
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60301
A LÍNGUA QUE ACOLHE PODE SILENCIAR? REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE “PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO”
Renata Franck Mendonça de Anunciação
35-56
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60341
PORTAS ENTREABERTAS DO BRASIL: NARRATIVAS DE MIGRANTES DE CRISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACOLHIMENTO
Helena Regina Esteves de Camargo
57-86
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60325
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE (IN)VISIBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES IMIGRANTES E REFUGIADOS NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
Leandro Rodrigues Alves Diniz, Amélia de Oliveira Neves
87-110
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.61225
Parte II: PLA no âmbito de políticas públicas brasileiras
Agora sim, cheguei ao Brasil
SAARA NALITYE Nangombe
111-115
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60735
“PELO MUNDO”: A CONFIGURAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM UM CURSO PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G)
Yara Carolina Campos de Miranda
116-140
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60422
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G): ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Marcela Dezotti Cândido
141-160
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60767
BREVE MEMÓRIA DE UM APRENDIZ: UM OLHAR SOBRE MEUS CAMINHOS EM DIREÇÃO À LÍNGUA PORTUGUESA
Sudly Amonsen Raphael Saintil
161-167
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60894
VOZES DO PROGRAMA EMERGENCIAL PRÓ-HAITI: NARRATIVAS DE RACIALIZAÇÃO DO “SER HAITIANO”
Ana Cecília Cossi Bizon, Gabriel Vinícius Dangió
168-191
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.61201
DE UMA ILHA DISTANTE AO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA: CAMINHOS DE UM CUBANO ATRAVESSADOS PELO PORTUGUÊS
Herling Hernández Sterling
192-198
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60861
Parte III: PLA em contexto de L2
O X DA QUESTÃO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Priscilla Fonseca Cavalcante
199-205
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60765
TRANSITANDO ENTRE A LIBRAS E O PORTUGUÊS NA SALA DE AULA: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS VISUAIS DE ENSINO DA LEITURA
Giselli Mara da Silva
206-229
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60793
“DEPOIS DE TANTOS ANOS JUNTAS, VOCÊ SEQUER ME ENSINA SUA LÍNGUA”: NARRATIVAS SOBRE QUESTÕES BASILARES DA POLÍTICA LINGUÍSTICA DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA
Danielle Coelho Lins
230-254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60980
Eu, eu mesma e o português: experiência dos meus (des)encontros com a língua portuguesa
Michelle Andréa Murta
255-258
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60661
Trajetória e desafios acadêmicos
Letícia JÔKÀHKWYJ Krahô
259-261
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60860
Educação intercultural e ensino de português para indígenas
Lilian Abram dos Santos
262-287
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60423
Parte IV: PLA em outras regiões do sul
DO SUBÚRBIO DE PARIS À GUIANA FRANCESA, ITINERÁRIO DE UM FRANCÊS QUE SE TORNOU UM “PORTUGUÊS IMAGINÁRIO” NO BRASIL E UM “BRASILEIRO IMAGINÁRIO” NA FRANÇA
Stéphane Granger
288=296
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60654
O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA NA GUIANA FRANCESA: ENTRE REALIDADES E POTENCIALIDADES
Karen Kennia Couto Silva
297-322
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60675
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: AÇÕES DE POLÍTICA DE LÍNGUAS EM CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Tiêgo Ramon dos Santos Alencar
323-350
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60852
Developed By
Open Journal Systems
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Keywords
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Free cookie consent management tool by
TermsFeed