TRANSITANDO ENTRE A LIBRAS E O PORTUGUÊS NA SALA DE AULA: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS VISUAIS DE ENSINO DA LEITURA

Autores

  • Giselli Mara da Silva Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60793

Palavras-chave:

leitura, surdos, português como segunda língua, Libras, mesclas linguísticas, estratégias visuais

Resumo

Neste artigo, pretende-se discutir o ensino de leitura para surdos mediado pela língua de sinais. O trabalho parte de uma perspectiva holística de bilinguismo, considerando a mescla como um fenômeno natural do bilinguismo (GROSJEAN, 2008), que, no entanto, precisa ser examinado em contextos pedagógicos (SILVA, 2005; SILVA, 2010). Foi analisado um evento de ensino de leitura numa turma de alunos surdos e professora ouvinte do 9º ano do Ensino Fundamental, buscando mostrar como professores e alunos precisam transitar entre a Libras e o português durante as aulas. A análise desse evento evidencia a complexidade do trabalho do professor de português para surdos, especialmente no que tange à forma como usa a língua de sinais para estimular o processo de construção de sentidos pelos alunos e explicar o conteúdo e os elementos linguísticos dos textos em português. Em seguida, apresenta-se a proposta de um paradigma visual de ensino da leitura cf. Andrews e Rusher (2010), o qual estabelece diferentes formas de lidar sistematicamente com o trânsito entre a língua escrita e a língua de sinais em termos de objetivos de ensino.

 

Biografia do Autor

Giselli Mara da Silva, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

Possui graduação em Letras/ Licenciatura em Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE-UFMG (2004), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Doutorado em Estudos Linguísticos na FALE-UFMG (2018). Desde 2004, atua na área de ensino de português como segunda língua para surdos, especialmente na formação de professores nessa área, e nos últimos anos têm desenvolvido projetos de pesquisa e extensão nessa área. Atualmente é professora adjunta na FALE-UFMG. Tem experiência na área de Linguística e de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de português como segunda língua para surdos, bilinguismo dos surdos e bilinguismo e processamento da linguagem.

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Publicado

2018-10-22

Como Citar

Silva, G. M. da. (2018). TRANSITANDO ENTRE A LIBRAS E O PORTUGUÊS NA SALA DE AULA: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS VISUAIS DE ENSINO DA LEITURA. Revista X, 13(1), 206–229. https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60793