“PELO MUNDO”: A CONFIGURAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM UM CURSO PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60422

Palavras-chave:

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), Português Língua Adicional (PLA), Políticas Linguísticas, Educação do Entorno

Resumo

Neste artigo, tenho como foco o funcionamento do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) que, como destacado no site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)[1], permite que estudantes estrangeiros vindos de países em desenvolvimento com os quais o governo brasileiro mantém acordos educacionais e culturais possam realizar estudos de graduação no Brasil. Uma das exigências para participação nesse programa é a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Candidatos de países onde não há aplicação do exame podem realizá-lo no Brasil após terem concluído curso de português como língua adicional (PLA) em IES credenciadas. Em um desses cursos, sediado em uma universidade federal brasileira, desenvolveu-se o “Projeto Pelo Mundo”, em 2015. Alicerçado na perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e do Letramento Crítico (LUKE, 2003; MATTOS; VALERIO, 2010; JORDÃO, 2014), tal projeto procurou contribuir para a formação de uma consciência crítica e cidadã dos estudantes em relação à forma como se posicionavam e eram posicionados pelos Outros (BIZON, 2013) na sociedade à qual buscavam se integrar. Neste trabalho, analiso algumas das contribuições desse projeto para a configuração de uma política linguística pluricêntrica que coopere para a visibilização do PEC-G no processo de internacionalização das IES brasileiras, assim como para uma formação crítica dos estudantes e para a educação do entorno (MAHER, 2007).


[1] Disponível em:< http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.php >. Acesso em 13 mar. 2018.

Biografia do Autor

Yara Carolina Campos de Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Língua Espanhola e Língua Portuguesa. Mestre e doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/UFMG). Durante sua graduação, atuou como professora de Português Língua Adicional (PLA) e Espanhol no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (CENEX/FALE). Trabalhou como professora em cinco edições do curso preparatório de PLA para estudantes do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), oferecido pela UFMG. Atuou como professora de PLA em diferentes edições dos cursos do Eixo de Português Língua Estrangeira do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Possui ampla experiência na aplicação do Exame Celpe-Bras. É autora de materiais didáticos para o ensino de Português Língua Adicional e, atualmente, desenvolve estágio-docência no ensino de PLA na UFMG.

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Publicado

2018-10-22

Como Citar

Miranda, Y. C. C. de. (2018). “PELO MUNDO”: A CONFIGURAÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM UM CURSO PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO (PEC-G). Revista X, 13(1), 116–140. https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60422