Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 29 n. 47 (2013)
v. 29 n. 47 (2013)
Dossiê - Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas
Publicado:
2013-03-30
Editorial
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
p. 9-12
PDF
DOI
Dossiê Temático
Apresentação
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Nilma Lino Gomes, Débora Cristina de Araujo
p. 15-18
PDF
DOI
As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa
Nilma Lino Gomes, Rodrigo Ednilson de Jesus
p. 19-33
PDF
DOI
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Gizele de Souza
p. 35-50
PDF
DOI
Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços
Florentina da Silva Souza, Leticia Maria da Souza Pereira
p. 51-65
PDF
DOI
Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
p. 67-84
PDF
DOI
A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores
Elânia de Oliveira
p. 85-95
PDF
DOI
Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003
Moisés de Melo Santana, Itacir Marques da Luz, Auxiliadora Maria Martins da Silva
p. 97-110
PDF
DOI
Entre negro oscuro y moreno claro: discursos e identidades étnicas en niños y niñas afrodescendientes en contexto escolar en Bogotá
Sandra Soler Castillo
p. 111-143
PDF
DOI
A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre História, “Portugal” e (pós-)colonialismo
Marta Araújo, Silvia Rodríguez Maeso
p. 145-171
PDF
DOI
Tradução
África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo? “Acomodação de Atlanta” ou iniciativa
Nkolo Foé
p. 175-228
PDF
DOI
Demanda Contínua
A função da comunicação na autoavaliação das Instituições de Ensino Superior do ABC Paulista
Claudemir Martins da Silva, Elias Estevão Goulart
p. 231-247
PDF
DOI
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC
Rita de Cassia Marchi
p. 249-265
PDF
DOI
Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
Maria Luiza Oswald, Sergio Luiz Alves da Rocha
p. 267-283
PDF
DOI
A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: uma análise da coerência textual
Adriana Leite Limaverde Gomes
p. 285-300
PDF
DOI
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
Renato Moreira Arcieri, Tânia Adas Saliba Rovida, Daniela Pereira Lima, Artênio José Isper Garbin, Cléa Adas Saliba Garbin
p. 301-314
PDF
DOI
Pierre Bourdieu, dez anos depois
Cristina Carta Cardoso de Medeiros
p. 315-328
PDF
DOI
A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica
Marco de Oliveira
p. 331-336
PDF
DOI
Resumos de Teses e/ou Dissertações
A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
Marcelo Fronza
p. 339-339
PDF
DOI
A Brincadeira na Educação Infantil (3 a 5 anos): uma experiência de pesquisa e intervenção
José Ricardo Silva
p. 340-340
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão