A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores

Autores

  • Elânia de Oliveira UFMG

Resumo

O artigo apresenta elementos para uma reflexão sobre a implementação do artigo 26-A da LDB (modificado pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008) à luz dos desafios da educação especial. O artigo analisa as práticas pedagógicas no contexto de uma escola especializada em educação de surdos. Dados coletados em uma escola da Região Sudeste do país, na pesquisa nacional “Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003”, em instituição de ensino especializada no atendimento a estudantes surdos, sugerem que, para além da formação específica dos profissionais, a Educação das Relações Étnico-Raciais é também uma demanda urgente.

Biografia do Autor

Elânia de Oliveira, UFMG

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA), 

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Publicado

2013-03-30

Como Citar

de Oliveira, E. (2013). A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores. Educar Em Revista, 29(47), p. 85–95. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31340

Edição

Seção

Dossiê Temático