Pierre Bourdieu, dez anos depois

Autores

  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente texto procura discutir o legado deixado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Dez anos após sua morte, tem-se discutido, em nível internacional, a relevância deste autor, um dos mais influentes e citados teóricos do mundo. Para a identificação desta influência no Brasil, mais especificamente no campo educacional brasileiro, pesquisou-se nas teses e dissertações encontradas no banco de dados da CAPES, que referenciavam Bourdieu, de que forma estaria se dando a apropriação de seu quadro teórico de análise para construção de conhecimento no referido campo. Concluiu-se que o número de produções defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, de 1965 a 2010, cresce de forma exponencial, demonstrando o quão profícua a utilização da teoria sociológica de Bourdieu tem se mostrado para explicar a realidade da Educação no Brasil na contemporaneidade. Encerra-se o artigo com uma reflexão sobre a consideração do status de Bourdieu como um clássico da Sociologia que, paradoxalmente, se mostra mais atual e vivo do que qualquer outro autor quando se trata de aplicar seu princípio maior, a saber, analisar o mundo social e suas lógicas, desvelando as formas de dominação e as misérias sociais.

Biografia do Autor

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela UFPR. Professora Adjunto do Departamento de Educação Física da UFPR. Professora colaboradora no PPGEF/UFPR. Áreas de estudo Dança, Sociologia da Educação e Sociologia do Esporte, teoria sociológica de Pierre Bourdieu.

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Medeiros, C. C. C. de. (2013). Pierre Bourdieu, dez anos depois. Educar Em Revista, 29(47), p. 315–328. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26551

Edição

Seção

Demanda Contínua