Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003

Autores

  • Moisés de Melo Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Itacir Marques da Luz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Auxiliadora Maria Martins da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo reflete sobre os dilemas e as aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003 reafirmados na pesquisa “Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Perspectiva da Lei 10.639/2003” na região NE II, envolvendo os Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte, realizada em 2009 pela UNESCO e MEC – Ministério da Educação – e coordenada pelo Programa de Ações Afirmativas da UFMG. A pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizou procedimentos metodológicos de análise documental, entrevistas e observações de campo. A perspectiva teórica que referendou as análises foi o transculturalismo crítico, em fase de constituição. Os autores que têm referendado essa perspectiva são Santos (2003), Santana (2000), Assmann (1994), Benjamin (1994), Hall (2003), McLaren (1993), Munanga (1996a, 1996b, 1996c), Tinhorão (1991) e Todorov (1999). Os resultados do trabalho indicam que a Educação das Relações Étnico-Raciais só superará seus dilemas e aporias fundamentais quando a educação escolarizada incorporar efetivamente o princípio da diversidade cultural humana enquanto eixo orientador das práticas educativas escolarizadas. O trabalhou também apontou para a necessidade de o Estado desenvolver programas estruturadores que articulem os processos de formação inicial e continuada de professoras/es com os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e os Grupos de Trabalho das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que tratam da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Biografia do Autor

Moisés de Melo Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Itacir Marques da Luz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Auxiliadora Maria Martins da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. E-mail: auxiliadora.martins@ig.com.br

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Publicado

2013-03-30

Como Citar

Santana, M. de M., Luz, I. M. da, & Silva, A. M. M. da. (2013). Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educar Em Revista, 29(47), p. 97–110. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31341

Edição

Seção

Dossiê Temático