A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: uma análise da coerência textual

Autores

  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

produção textual – síndrome de Down – coerência textual

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a coerência textual a partir da reescrita do conto de Rapunzel. Baseia-se em uma abordagem psicogenética da língua escrita. Participaram desse estudo nove alunos, sendo seis com síndrome de Down (Grupo I) e os outros três sem deficiência (Grupo II). Eles cursavam entre o 2º e 8º anos do Ensino Fundamental em escolas regulares. O procedimento de produção textual consistiu em um encontro individual, cuja solicitação de produção escrita era precedida pela leitura do conto pela pesquisadora. Os dados indicaram a presença da coerência textual nos dois grupos, embora mais frequente nas produções do grupo II, que demonstrava maior competência com os elementos de coerência textual. O grupo II apresentou estratégias poderosas para mobilizar os recursos cognitivos que permitiram articular conhecimentos anteriores e focalizá-los na produção e articulação de suas ideias no texto. O grupo I, na sua maioria, experimentava dificuldades em elaborar um desfecho em estreita relação com as partes que compunham o texto. Não apresentaram, porém, dificuldades em definir e manter a personagem principal ao longo de toda a história escrita, mesmo quando a história era incoerente se considerarmos outros indicadores. Qualitativamente, os textos dos alunos com síndrome de Down se diferenciaram daqueles produzidos pelo grupo II. Não identificamos, porém, características que podem representar especificidades na produção escrita dos alunos com essa síndrome, visto que alguns alunos com síndrome de Down produziram textos apresentando coerência.

Biografia do Autor

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Ceará da Faculdade de Educação do Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Pesquisadora nas áreas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, Atendimento Educacional Especializado, Aquisição e desenvolvimento da língua escrita, Prática Pedagógica no contexto das diferenças

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Publicado

2013-03-27

Como Citar

Gomes, A. L. L. (2013). A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: uma análise da coerência textual. Educar Em Revista, 29(47), p. 285–300. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29170

Edição

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Demanda Contínua