Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares

Autores

  • Maria Luiza Oswald Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sergio Luiz Alves da Rocha UERJ

Palavras-chave:

Juventude, contemporaneidade, leitura, escrita

Resumo

Com base em pesquisa institucional, interessada em investigar as relações entre leitura, escrita e mídia, focalizamos neste texto a experiência contemporânea de leitura de jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro, colocando em xeque o discurso normalmente veiculado pela escola que os representa como não leitores. O apoio teórico-metodológico da História Cultural e dos Estudos Culturais Latino-Americanos vem nos permitindo entrever, por intermédio de estudos de cunho etnográfico, que o diagnóstico de não leitores aplicado aos jovens refere-se ao seu não submetimento à concepção de leitura mantida intacta pela tradição escolar iluminista que valoriza o livro como único suporte possível de leitura e os clássicos como os mediadores privilegiados da formação do leitor. O contato com os estudantes, seja por meio de observações, seja nas entrevistas e oficinas, tem permitido estranhar este diagnóstico. O que temos percebido é que a relação cotidiana, cada vez mais intensa, dos jovens tanto com as mídias de função massiva, como TV e cinema, quanto com as mídias de função pós-massiva, como internet e suas diversas ferramentas, como blogs, orkut, msn, os aproxima da leitura, embora essa aproximação ocorra por intermédio de preferências, e de práticas, diversas das valorizadas pela escola. O presente artigo reflete sobre esses achados, entendendo que eles poderiam ser relevantes ao delineamento de políticas e práticas curriculares concernentes à leitura de jovens estudantes. 

Biografia do Autor

Maria Luiza Oswald, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio); Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Bolsista do Programa Prociência UERJ/FAPERJ; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura.

Sergio Luiz Alves da Rocha, UERJ

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Professor do IFRJ; Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura, Brasil. E-mail: sergio.rocha@ifrj.edu.br.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Oswald, M. L., & Alves da Rocha, S. L. (2013). Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares. Educar Em Revista, 29(47), p. 267–283. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20977

Edição

Seção

Demanda Contínua