Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Numéro courant
Archives
Annonces
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Estatísticas
Rechercher
Periódicos UFPR
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 29 No. 47 (2013)
Vol. 29 No. 47 (2013)
Dossiê - Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas
Publié-e:
2013-03-30
Editorial
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
p. 9-12
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Dossiê Temático
Apresentação
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Nilma Lino Gomes, Débora Cristina de Araujo
p. 15-18
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa
Nilma Lino Gomes, Rodrigo Ednilson de Jesus
p. 19-33
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Gizele de Souza
p. 35-50
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços
Florentina da Silva Souza, Leticia Maria da Souza Pereira
p. 51-65
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
p. 67-84
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores
Elânia de Oliveira
p. 85-95
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003
Moisés de Melo Santana, Itacir Marques da Luz, Auxiliadora Maria Martins da Silva
p. 97-110
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Entre negro oscuro y moreno claro: discursos e identidades étnicas en niños y niñas afrodescendientes en contexto escolar en Bogotá
Sandra Soler Castillo
p. 111-143
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre História, “Portugal” e (pós-)colonialismo
Marta Araújo, Silvia Rodríguez Maeso
p. 145-171
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Tradução
África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo? “Acomodação de Atlanta” ou iniciativa
Nkolo Foé
p. 175-228
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Demanda Contínua
A função da comunicação na autoavaliação das Instituições de Ensino Superior do ABC Paulista
Claudemir Martins da Silva, Elias Estevão Goulart
p. 231-247
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC
Rita de Cassia Marchi
p. 249-265
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Sobre juventude e leitura na “idade mídia”: implicações para políticas e práticas curriculares
Maria Luiza Oswald, Sergio Luiz Alves da Rocha
p. 267-283
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: uma análise da coerência textual
Adriana Leite Limaverde Gomes
p. 285-300
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal
Renato Moreira Arcieri, Tânia Adas Saliba Rovida, Daniela Pereira Lima, Artênio José Isper Garbin, Cléa Adas Saliba Garbin
p. 301-314
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Pierre Bourdieu, dez anos depois
Cristina Carta Cardoso de Medeiros
p. 315-328
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica
Marco de Oliveira
p. 331-336
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Resumos de Teses e/ou Dissertações
A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem Histórica de jovens estudantes a partir das Histórias em quadrinhos
Marcelo Fronza
p. 339-339
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A Brincadeira na Educação Infantil (3 a 5 anos): uma experiência de pesquisa e intervenção
José Ricardo Silva
p. 340-340
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Mots-clés
Langue
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Faire une soumission
Faire une soumission