Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 33, n. especial 3 (2017)
v. 33, n. especial 3 (2017)
Dossiê - Inclusão e acessibilidade: desafios da Educação Superior
Publicado:
2017-12-04
Expediente / Initials pages
Educar em Revista
p. 1-4
PDF
Editorial
Cláudio de Sá Machado Jr., Ângelo Ricardo de Souza
p. 5-6
PDF
Dossiê Temático
Apresentação / Presentation
Sandra Eli Martins, Lúcia Pereira Leite, Sueli Fernandes
p. 11-13
PDF
La inclusión educativa en la enseñanza superior: retos y demandas / Educational inclusion in higher education: challenges and demands
Maria José Bagnato
p. 15-26
PDF
A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
Carlos Eduardo Candido Pereira, Cristina Maria Pinto Albuquerque
p. 27-41
PDF
O Supremo Tribunal Federal e o dever de incluir: um vetor claro e inequívoco do direito à Educação Superior no Brasil / The Supreme Court and the duty of inclusion: a clear and unequivocal vector of the right to higher education in Brazil
Luiz Alberto David Araujo
p. 43-53
PDF
Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do Público-Alvo da Educação Especial em Instituições de Ensino Superior brasileiras / Between normalization and legitimation of the access, participation and training of the target group of special education in Brazilian higher education institutions
Leonardo Santos Amâncio Cabral, Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
p. 55-70
PDF
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
Carina Elisabeth Maciel, Alexandra Ayach Anache
p. 71-86
PDF
Análise da produção científica sobre a inclusão no Ensino Superior brasileiro / Analysis of scientific production on the inclusion in Brazilian higher education
Márcia Denise Pletsch, Lúcia Pereira Leite
p. 87-106
PDF
Inclusão, acesssibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à Educação Superior / Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for peoplewith hearing impairment
Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Carlo José Napolitano
p. 107-126
PDF
Políticas de educação bilíngue para estudantes surdos: contribuições ao letramento acadêmico no ensino superior / Bilingual education policies for deaf students: contributions to academicliteracy in higher education
Sueli Fernandes, Laura Ceretta Moreira
p. 127-150
PDF
A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
Marivete Gesser, Adriano Henrique Nuernberg
p. 151-166
PDF
Inclusão dos jovens do campo no Ensino Superior: limites e possibilidades / Inclusion of the countryside youth into higher education: limits and possibilities
Armenes de Jesus Ramos, Zinara Marcet de Andrade Nascimento, Leandro Turmena
p. 167-189
PDF
Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
Rosimar Bortolini Poker
p. 193-197
PDF
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão