A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability

Autores

  • Marivete Gesser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Henrique Nuernberg Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

No cenário de produções acadêmicas sobre a acessibilidade no ensino superior tem predominado pesquisas descritivas que mapeiam a realidade e discutem o impacto das políticas públicas atuais nesse contexto. O objetivo deste texto é fomentar o debate teórico em torno deste tema, visando subsidiar a reflexão conceitual sobre essa realidade a partir das contribuições das teorias feministas da deficiência. Destacando os conceitos de cuidado e o princípio da interdependência, busca-se promover a ampliação da capacidade de agência dos estudantes em todo processo educativo. Conclui-se esse ensaio apontando-se para a importância da abordagem crítica da deficiência e do princípio dos direitos humanos como balizadores da inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2017). A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability. Educar Em Revista, p. 151–166. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52925

Edição

Seção

Dossiê Temático