Análise da produção científica sobre a inclusão no Ensino Superior brasileiro / Analysis of scientific production on the inclusion in Brazilian higher education

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Lúcia Pereira Leite Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Políticas públicas de Educação Inclusiva, Ensino Superior, Deficiência.

Resumo

Desde os anos noventa, os direitos de pessoas com deficiência têm figurado nos debates nacionais e internacionais. Nesse contexto, os princípios da Educação Inclusiva têm sido incorporados nas diretrizes educacionais brasileiras, mas a sua extensão desde a Educação Infantil até o Ensino Superior foi reconhecida com maior destaque a partir de 2008 mediante a propagação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Focando o ensino superior, este artigo parte da análise da temática tratada na produção científica disponível na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO-BRASIL). Os resultados mostraram que, apesar do avanço na produção de conhecimento sobre o tema, este ainda está muito aquém da demanda que cresce de forma acelerada, em grande medida pelo incremento de políticas públicas que fomentam a participação de estudantes com deficiência. Tal aspecto coloca para as universidades o enfrentamento de uma série de questões para além das de infraestrutura, como de ordem pedagógica, social e atitudinal.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

Pletsch, M. D., & Leite, L. P. (2017). Análise da produção científica sobre a inclusão no Ensino Superior brasileiro / Analysis of scientific production on the inclusion in Brazilian higher education. Educar Em Revista, p. 87–106. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51042

Edição

Seção

Dossiê Temático