A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal
Resumo
A inclusão de pessoas com deficiência se efetivou na sociedade atual devido às ações e discursos políticos a partir dos anos 1990. O fato é que o assunto já é uma questão de direitos conclamados por ONGs, famílias e pelas próprias pessoas com deficiências desde meados do século XX e que se consolidam, de modo mais especifico, por meios legais. Um destes universos de afirmação legal é a universidade. Dado isso, este estudo parte de uma análise bibliográfica com uso de leis, pois considera a política de pessoas com deficiências relacionadas à inclusão na universidade no contexto brasileiro e português com perspectivas de questionar a validade da inclusão. Trata-se de um momento de experiências e reflexão frente ao debate das políticas sobre a inclusão. Dado isso, as analises possibilitam inferir que apesar de todas as conquistas legais, a prática da cidadania ainda se encontra confusa tanto no Brasil quanto em Portugal, porém, com avanços às barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação, o que dá a tendência de promover mais ações neste sentido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.