A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal

Autores

  • Carlos Eduardo Candido Pereira Universidade Estadual Paulista
  • Cristina Maria Pinto Albuquerque Universidade de Coimbra

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência se efetivou na sociedade atual devido às ações e discursos políticos a partir dos anos 1990. O fato é que o assunto já é uma questão de direitos conclamados por ONGs, famílias e pelas próprias pessoas com deficiências desde meados do século XX e que se consolidam, de modo mais especifico, por meios legais. Um destes universos de afirmação legal é a universidade. Dado isso, este estudo parte de uma análise bibliográfica com uso de leis, pois considera a política de pessoas com deficiências relacionadas à inclusão na universidade no contexto brasileiro e português com perspectivas de questionar a validade da inclusão. Trata-se de um momento de experiências e reflexão frente ao debate das políticas sobre a inclusão. Dado isso, as analises possibilitam inferir que apesar de todas as conquistas legais, a prática da cidadania ainda se encontra confusa tanto no Brasil quanto em Portugal, porém, com avanços às barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação, o que dá a tendência de promover mais ações neste sentido.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Pereira, C. E. C., & Albuquerque, C. M. P. (2017). A inclusão das pessoas com deficiência: panorama inclusivo no Ensino Superior no Brasil e Portugal / Inclusion of people with disabilities: Inclusive panorama in higher educationin Brazil and Portugal. Educar Em Revista, p. 27–41. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52923

Edição

Seção

Dossiê Temático