Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola

Autores

  • Rosimar Bortolini Poker Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Fundamentos, Estratégias, Pedagogia inclusiva

Resumo

A presente resenha enfatizará a revisão do livro “Fundamentos e Estratégias Pedagógicas Inclusivas: respostas às diferenças na escola”, tem a pretensão de propor uma nova organização da escola e apresentar práticas pedagógicas alternativas, com base em pressupostos teóricos que sustentam e legitimam o paradigma educacional inclusivo. Com destaque a história da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, a obra discutirá as diferentes concepções vinculadas aos paradigmas de atendimento ao deficiente, ou seja, de institucionalização, de serviços, até chegar ao paradigma de suporte, que tem como base a perspectiva interacionista. Tal paradigma dá origem ao conceito de inclusão social, em que se considera, além das condições orgânicas do sujeito, as normas e expectativas do meio social e, por isso mesmo, entende que o meio precisa se modificar, se ajustar, para acolher a pessoa com deficiência oferecendo-lhes os suportes necessários para sua efetiva participação na sociedade.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

Poker, R. B. (2017). Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola. Educar Em Revista, p. 193–197. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052

Edição

Seção

Resenhas