Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
Keywords:
Fundamentos, Estratégias, Pedagogia inclusivaAbstract
A presente resenha enfatizará a revisão do livro “Fundamentos e Estratégias Pedagógicas Inclusivas: respostas às diferenças na escola”, tem a pretensão de propor uma nova organização da escola e apresentar práticas pedagógicas alternativas, com base em pressupostos teóricos que sustentam e legitimam o paradigma educacional inclusivo. Com destaque a história da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, a obra discutirá as diferentes concepções vinculadas aos paradigmas de atendimento ao deficiente, ou seja, de institucionalização, de serviços, até chegar ao paradigma de suporte, que tem como base a perspectiva interacionista. Tal paradigma dá origem ao conceito de inclusão social, em que se considera, além das condições orgânicas do sujeito, as normas e expectativas do meio social e, por isso mesmo, entende que o meio precisa se modificar, se ajustar, para acolher a pessoa com deficiência oferecendo-lhes os suportes necessários para sua efetiva participação na sociedade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

