Inclusão, acesssibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à Educação Superior / Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for peoplewith hearing impairment

Autores

  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Universidade Estadual Paulista
  • Carlo José Napolitano

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Superior, Inclusão, Surdo, Língua de Sinais Brasileira.

Resumo

O aumento de matrícula de estudantes surdos no Ensino superior tem se constituído um fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nesta etapa de educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às Instituições de Ensino Superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

Martins, S. E. S. de O., & Napolitano, C. J. (2017). Inclusão, acesssibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à Educação Superior / Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for peoplewith hearing impairment. Educar Em Revista, p. 107–126. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51043

Edição

Seção

Dossiê Temático