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Inclusão, acesssibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à Educação Superior / Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for peoplewith hearing impairment

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Carlo José Napolitano

Resumo


O aumento de matrícula de estudantes surdos no Ensino superior tem se constituído um fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nesta etapa de educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às Instituições de Ensino Superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação.

Palavras-chave


Políticas Públicas; Educação Superior; Inclusão; Surdo; Língua de Sinais Brasileira.

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