Inclusão, acesssibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à Educação Superior / Inclusion, accessibility and permanence: the right to higher education for peoplewith hearing impairment
Palabras clave:
Políticas Públicas, Educação Superior, Inclusão, Surdo, Língua de Sinais Brasileira.Resumen
O aumento de matrícula de estudantes surdos no Ensino superior tem se constituído um fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nesta etapa de educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às Instituições de Ensino Superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

