Revista Letras

A Revista Letras, ligada aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFPR, é um periódico semestral (com números em junho e dezembro), voltado para as áreas de linguística, literatura e letras em geral. 

 


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Chamada para o número temático: As muitas coisas de Clarice Lispector

 

Bichos, jardins, máquinas, palavras: a literatura de Clarice Lispector é povoada das mais diversas coisas, e coisas das mais peculiares, pois que, o tempo todo, olham de volta quem as olha, invertendo a relação sujeito-objeto e questionando, assim, os lugares do mundo, os laços sociais e naturais, os laços de família, i.e., os laços familiares, de familiarização. Nesse sentido, a famosa demanda da personagem de Guimarães Rosa, de perscrutar o “quem das coisas”, parece ser também a busca mais radical da poética interrogativa de Clarice Lispector: não “o que é o mundo?”, mas “quem são o mundo?”, “quem são as coisas que são o mundo?” A “coisa” de/para Clarice parece designar, portanto, não o inominável, mas a conversão do nomear em perguntar, uma devassa infinita daquilo que se esconde por trás do nome e da afirmação, da entrelinha que toda linha comporta: “Até hoje só consegui nomear com a própria pergunta. Qual é o nome? e este é o nome”. E nessa investigação que caracteriza sua literatura, é como se tudo tendesse a se tornar “coisa”, um daqueles significantes excedentes de que falava Lévi-Strauss: pois que talvez o que lhe interesse, acima de tudo, seja fazer-ver (numa poética do olhar) em tudo esse excesso de significação, esse excesso à nomeação, que é a condição de toda literatura, possivelmente a coisa das coisas para ela – não é um acaso, assim, que, como lembra Raul Antelo, Hélio Pólvora, em seu parecer para o INL, tenha dito que Água viva “é mais uma de suas coisas, das muitas coisas que Clarice Lispector tem perpetrado sob o rótulo de romance”. Refletir sobre essas coisas, as muitas coisas de Clarice – animais, espaços, dispositivos, linguagem, laços sociais –, sobre o estatuto que têm na sua literatura, sobre os muitos modos em que se dizem nela: eis a proposta desse número temático organizado por Alexandre Nodari e João Camillo Penna, e que está aberto às contribuições as mais diversas.

O prazo para envios é 31 de agosto de 2018, e as submissões devem ser feitas pelo site: https://revistas.ufpr.br/letras/about/submissions#onlineSubmissions

 
Publicado: 2018-05-24
 
Outras notícias...

v. 97 (2018): Número temático: Retórica e alteridade

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Pedro Ipiranga Jr., Anderson Zalewski, Gissele Chapanski, Sergio Kalil, Pedro Dolabela
PDF
Pedro Ipiranga JR., Leonardo Gonçalves Fischer
PDF
Eleonoura Enoque Silva, Martha Solange Perrusi, Antonio Henrique Coutelo de Moraes
PDF
Alexandre Jose Barboza Costa
PDF
Murilo Cavalcante Alves
PDF
FERNANDO MORATO
PDF
Deolinda de Jesus Freire
PDF
Solange Viaro Padilha
PDF
Leno Francisco Danner, Julie Dorrico, Fernando Danner
PDF
Cindy Mery Gavioli-Prestes, Gissele Chapanski
PDF