Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Sob pena de a submissão ser rejeitada, a identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares. Em caso de citação de autor/autores e ano são usados a bibliografia e notas de rodapé, ao invés de nome do autor, título do documento, etc.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 10MB)
- Todos os endereços de URLs no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
Número Temático (112) - Homenagem a Aryon Dall'Igna Rodrigues
O dossiê destina-se a homenagear Aryon Dall'Igna Rodrigues pelo centenário de seu nascimento. Aryon nasceu em Curitiba, estudou no então Ginásio Paranaense (hoje Colégio Estadual do Paraná) e na Universidade do Paraná, onde formou-se em Letras Clássicas. Foi o primeiro brasileiro a receber o título de Doutor em Linguística (Universidade de Hamburgo, 1959). Professor da UFPR, recebeu o título de Professor Honoris Causa.
Em princípio, o dossiê contará com o discurso de Aryon Rodrigues na cerimônia de entrega do Título, uma entrevista que Aryon deu ao CEDOCH-USP (que só foi parcialmente publicada em seu Boletim) e artigos e/ou depoimentos de acadêmicos convidados.
Organização: José Borges Neto (UFPR)
Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes
ORGANIZADORAS:
Paula Garcia de Freitas (UFPR)
Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)
Claudia Jotto Kawachi Furlan (UFES)
Dilma Maria de Mello (UFU)
Diretrizes Nacionais influenciam direta e/ou indiretamente a Educação Superior e, consequentemente, a formação docente demandando adequações curriculares. No que se refere à educação inicial de professores e professoras de línguas adicionais, alguns documentos impactam de modo mais direto a organização dos cursos de licenciatura. Como exemplos mais recente, temos, no Brasil, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), a Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Professores) (BRASIL, 2019), as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação (RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018), na forma de componentes curriculares. Outras Leis e pareceres que dispõem sobre Educação Ambiental, como é o caso da Lei no 9.795/99, o Parecer CNE/CP 14/2012 e a Resolução CNE/CP no 2/2012 que normatizam a Política Nacional de Educação Ambiental; Políticas de Educação Inclusiva, Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008, Parecer CNE/CP no 3/2004 e Resolução CNE/CP no 1/2004) e Educação Bilíngue (Parecer CNE 02/2020) acabam por influenciar as práticas docentes no Ensino Superior uma vez que devem ser consideradas como componentes curriculares nos cursos de licenciatura. Tais políticas demandam respostas aos processos de formação de professores, devido à estreita conexão entre a formação docente, a qualidade dos programas educativos e o próprio desempenho dos alunos.
O presente dossiê objetiva, portanto, acolher artigos que reportam resultados de pesquisas, relatos de experiências ou propostas de reformulações de cursos e/ou disciplinas em cursos de formação de professores de línguas adicionais para atender às exigências de Leis, como as mencionadas, ou, ainda a demandas locais emergentes que já foram ou estão em vias de serem incorporadas em disciplinas dos cursos.
A data limite para a submissão dos trabalhos é 11 de novembro. Serão aceitos artigos com até 4 autores. Além disso, os trabalhos submetidos devem seguir as exigências de publicação da Revista (ver Diretrizes para Autores).
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.