Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Satisfazer os itens 1 a 10 das Diretrizes para Autores, abaixo.
A Gramática do Brasileiro: Perspectivas Formais Contemporâneas
A GRAMÁTICA DO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS FORMAIS CONTEMPORÂNEAS
Organizadoras:
Roberta Pires de Oliveira
Sandra Quarezemin
Envio dos artigo = até 02 de março de 2026.
O volume pretende levantar as propriedades mais salientes que caracterizam a gramática da língua brasileira, aquela que está na boca do povo, que é falada em casa. Ao longo da história da sintaxe e, mais recentemente, da história da semântica, a língua brasileira (Br) tem desafiado modelos universalistas, em geral, centrados no inglês e nas línguas românicas. Os fatos sobre essa língua merecem ser conhecidos nacional e internacionalmente e sua pesquisa precisa ser aprofundada. Quais aspectos caracterizam a gramática dessa língua em suas múltiplas dimensões, da curva melódica aos atos de fala? Quais são as principais questões teóricas que podem avançar com a reflexão sobre essa língua? De que forma podemos caracterizar a gramática atual do brasileiro em suas diferentes facetas: fonética, fonológica, morfológica, sintática, semântica e pragmática? O volume aceita contribuições de diferentes metodologias de investigação formal sobre a gramática da língua brasileira, como a história da língua, a aquisição e a psicolinguística.
Convidamos os pesquisadores que trabalham dentro de modelos formais, cujo objeto de estudo é a gramática do brasileiro contemporâneo a submeterem trabalhos para esta edição especial que será publicada no Segundo Semestre de 2026.
As contribuições devem ser submetidas pela aba Submissões, na página da revista, e estarem de acordo com as Diretrizes para Autores.
A data limite para o envio da sua contribuição é 02 de março de 2026.
Os artigos serão publicados no nº 114 da Revista Letras (jul./dez. 2026).
The volume aims to highlight the most prominent properties that characterize the grammar of Brazilian Portuguese (Br), spoken informally, at home. Throughout the history of syntax and, more recently, semantic history, Br has challenged universalist approaches, generally centered on English and Romance languages. The facts about this language deserve to be nationally and internationally and their research needs to be deepened. What aspects characterize the grammar of this language in its multiple dimensions, from the melodic curve to the speech acts? What are the main theoretical issues that can advance reflection about this language? How can we characterize the current grammar of Brazilian in its different facets: phonetic, phonological, morphological, syntactic, semantic and pragmatic? The volume accepts contributions from different methodological approaches to the grammar of Br, such as the history of the language, language acquisition and psycholinguists.
We invite researchers working within formal models, whose object of study is the study is the grammar of contemporary Brazilian to submit papers for this special issue which will be out in September 2026.
Submit your contribution in English or Portuguese directly through the journal's website, according to the submission guidelines.
The deadline for submitting your contribution is March 2, 2026.
The articles will be published in issue 114 of Revista Letras (July/Dec. 2026).
DOSSIÊ TEMÁTICO - CENTENÁRIO DE ARYON DALL'IGNA RODRIGUES
O dossiê destina-se a homenagear Aryon Dall'Igna Rodrigues pelo centenário de seu nascimento. Aryon nasceu em Curitiba, estudou no então Ginásio Paranaense (hoje Colégio Estadual do Paraná) e na Universidade do Paraná, onde formou-se em Letras Clássicas. Foi o primeiro brasileiro a receber o título de Doutor em Linguística (Universidade de Hamburgo, 1959). Professor da UFPR, recebeu o título de Professor Honoris Causa.
Em princípio, o dossiê contará com o discurso de Aryon Rodrigues na cerimônia de entrega do Título, uma entrevista que Aryon deu ao CEDOCH-USP (que só foi parcialmente publicada em seu Boletim) e artigos e/ou depoimentos de acadêmicos convidados.
Aceitaremos submissões apenas de autores convidados.
Organização: José Borges Neto (UFPR)
Educação Docente para o Ensino de Línguas Adicionais no Brasil: Respostas e Propostas às Políticas Vigentes
ORGANIZADORAS:
Paula Garcia de Freitas (UFPR)
Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)
Claudia Jotto Kawachi Furlan (UFES)
Dilma Maria de Mello (UFU)
Diretrizes Nacionais influenciam direta e/ou indiretamente a Educação Superior e, consequentemente, a formação docente demandando adequações curriculares. No que se refere à educação inicial de professores e professoras de línguas adicionais, alguns documentos impactam de modo mais direto a organização dos cursos de licenciatura. Como exemplos mais recente, temos, no Brasil, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), a Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Professores) (BRASIL, 2019), as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação (RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018), na forma de componentes curriculares. Outras Leis e pareceres que dispõem sobre Educação Ambiental, como é o caso da Lei no 9.795/99, o Parecer CNE/CP 14/2012 e a Resolução CNE/CP no 2/2012 que normatizam a Política Nacional de Educação Ambiental; Políticas de Educação Inclusiva, Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008, Parecer CNE/CP no 3/2004 e Resolução CNE/CP no 1/2004) e Educação Bilíngue (Parecer CNE 02/2020) acabam por influenciar as práticas docentes no Ensino Superior uma vez que devem ser consideradas como componentes curriculares nos cursos de licenciatura. Tais políticas demandam respostas aos processos de formação de professores, devido à estreita conexão entre a formação docente, a qualidade dos programas educativos e o próprio desempenho dos alunos.
O presente dossiê objetiva, portanto, acolher artigos que reportam resultados de pesquisas, relatos de experiências ou propostas de reformulações de cursos e/ou disciplinas em cursos de formação de professores de línguas adicionais para atender às exigências de Leis, como as mencionadas, ou, ainda a demandas locais emergentes que já foram ou estão em vias de serem incorporadas em disciplinas dos cursos.
A data limite para a submissão dos trabalhos é 11 de novembro. Serão aceitos artigos com até 4 autores. Além disso, os trabalhos submetidos devem seguir as exigências de publicação da Revista (ver Diretrizes para Autores).
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/

